Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Junior, Lauro Ferreira da-
dc.contributor.authorToledo, Rodrigo Brum-
dc.date.accessioned2023-01-13T14:35:48Z-
dc.date.available2023-01-13T14:35:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11315-
dc.description.abstractEste Policy Paper busca propor alternativas para que os hospitais militares, a cada dia mais impactados pela alta demanda e procura de atendimentos à família militar, encontrem soluções para fazer frente a esse volume crescente, observando o contido na Diretriz do Comandante do Exército de redução do efetivo. O objetivo é verificar como o planejamento de contratações centralizadas em saúde de serviços terceirizados de recepção e call center pode contribuir com a redução do efetivo militar atualmente existente, ao mesmo tempo em que pode direcionar meios em pessoal à atividade finalística nas Organizações Militares de Saúde (OMS), aumentando a produtividade nos atendimentos realizados. A realização de processos administrativos centralizados para contratação de serviços comuns em OMS subordinadas a uma mesma Região Militar reduz os custos, bem como também reduz o emprego de pessoal nas diversas etapas do referido processo, otimizando o emprego dos meios existentes. Modelos de contratos já atualmente executados nos hospitais militares, como o de limpeza hospitalar, é um exemplo de que serviços terceirizados relacionados com a atividade meio já possuem tipificação e amparo jurídico definidos, contribuindo com a profissionalização/qualidade do serviço realizado, destinando pessoal para setores e serviços diretamente relacionados com a atividade fim. Neste trabalho foi analisado o estudo de viabilidade realizado no Hospital Militar de Área de Porto Alegre (hospital de maior porte e complexidade subordinado ao Cmdo 3ª Região Militar), com a intenção de analisar a exequibilidade, bem como obter o levantamento do número de militares empregados em serviços de atendimento de recepção e call center nos diversos setores e seções da OMS e sua possibilidade de emprego na função finalística do hospital, após a contratação do serviço terceirizado nessas atividades. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This Policy Paper seeks to propose alternatives so that military hospitals, increasingly impacted by the high demand for assistance to the military family, find solutions to deal with this growing volume, observing what is contained in the Army Commander's Directive to reduce the effective. The objective is to verify how the planning of centralized hiring in health of outsourced reception and call center services can contribute to the reduction of the currently existing military force, at the same time that it can direct resources in personnel to the finalistic activity in Military Health Organizations, increasing productivity in the care provided. The implementation of centralized administrative processes for contracting common services in OMS subordinated to the same Military Region reduces costs, as well as reduces the employment of personnel in the different stages of the referred process, optimizing the use of existing means. Contract models already executed in military hospitals, such as hospital cleaning, is an example that outsourced services related to the middle activity already have defined typification and legal support, contributing to the professionalization/quality of the service performed, allocating personnel to sectors and services directly related to the core business. In this work, the feasibility study carried out at the Hospital Militar de Área de Porto Alegre (a larger and more complex hospital subordinated to the Command of the 3rd Military Region) was analyzed, with the intention of analyzing the feasibility, as well as obtaining a survey of the number of military personnel employed in reception and call center services in the various sectors and sections of the hospital and their possibility of employment in the hospital's final function, after contracting an outsourced service in these activities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectContratações centralizadaspt_BR
dc.subjectRedução de efetivopt_BR
dc.subjectAumento de produtividade internapt_BR
dc.titleO planejamento de Contratações Centralizadas em Saúde : uma ferramenta para favorecer a produtividade nos Hospitais Militarespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MO 1079 - Rodrigo Brum TOLEDO.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.