Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11296
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Cristiano José Martins de | - |
dc.contributor.author | Santos, Carlos Alberto Pinto dos | - |
dc.contributor.author | Costa, Cristiane Maria Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T13:05:27Z | - |
dc.date.available | 2022-12-27T13:05:27Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.issn | 1984-2791 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11296 | - |
dc.description | Apesar de fundamental para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos nas diferentes disciplinas escolares, a participação ativa dos alunos nas aulas é abaixo da desejável. Especialmente no caso da disciplina de Educação Física Escolar, por seu objeto de conhecimento precisar ser vivenciado e sentido, esse problema preocupa. Assim, assumimos como objetivo deste estudo, identificar e analisar a opinião dos professores de Educação Física sobre o que fazer para aumentar a participação ativa dos alunos nas aulas. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, do qual participaram 12 professores de uma instituição da rede federal de ensino básico. Os participantes responderam a um questionário e suas respostas foram analisadas por meio do método da análise de conteúdo. Tomando como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa e o Construtivismo Humano, os dados analisados com relação aos cinco elementos básicos da educação apontaram que, na opinião dos professores participantes, para aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física, o contexto deve possibilitar e os professores devem promover o trabalho com conteúdos variados que sejam prazerosos e que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos em aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Além disso, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com referência a este conteúdo devem ser avaliados e possibilitar sua reprovação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ernani José Antunes | pt_BR |
dc.subject | Educação física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | A participação ativa dos alunos nas aulas de educação física escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DEPA: CMRJ: TRABALHOS CORPO PERMANENTE: ARTIGOS CIENTÍFICOS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
13 Cristiano José Martins de Mirand.pdf | 528,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.