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dc.contributor.advisorRocha, Rodrigo Gonçalves-
dc.contributor.authorMariano, Leandro Fernandes-
dc.date.accessioned2022-12-02T12:37:41Z-
dc.date.available2022-12-02T12:37:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11217-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação latu sensu como requisito parcial para a obtenção do certificado em Ciências Militares com ênfase na especialização em Artilharia Antiaérea na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa identificar os benefícios do emprego do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) aos trabalhos de vigilância das fronteiras terrestres da Amazônia, que serão realizados pelos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) que comporão o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON). Após a análise destas variáveis, será realizada uma avaliação crítica sobre a possibilidade de inclusão, do SARP categoria 1, como meio organico do PEF. O estudo abordará as características do território amazônico, destacando as peculiaridades do ambiente operacional, a influência nas operações e sua importância no cenário intemacional. Ainda sobre a Amazônia, será discorrido sobre as principais ameaças a soberania nacional enfrentadas na região, analisando a atuação das Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia (FARC), o narcotráfico e a questão indígena. Serão abordados a responsabilidade do Estado na faixa de fronteira e os projetos que visam implementar maior segurança na região, dentre eles o SISFRON. Ainda no desenvolvimento, serão analisadas as atividades e a estrutura do PEF, e por fim, será realizada uma análise sobre o SARP, mais detalhadamente sobre o SARP categoria 1, a fim de expor suas características e comprovar sua importante contribuição para otimizar a vigilância da fronteira amazônica. __________________________________________________________________________________________________________ Resumen El presente trabajo busca identificar los beneficios del empleo del Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) a los trabajos de vigilancia de las fronteras terrestres de la Amazonia, que serán ejecutados por los Pelotones Especiales de Frontera (PEF) que conformarán el Sistema Integrado de Monitoreo de Frontera (SISFRON). Después del análisis de estas variables, será realizada una evaluación critica acerca de la posibilidad de inclusión, del SARP categoría 1, como medio orgánico del PEF. El estudio abordará las características del territorio amazônico, destacando las peculiaridades del ambiente operacional, la influencia en las operaciones y su importancia en el escenario internacional. Aún acerca de la Amazonia, se estudiarán las principales amenazas a la soberania nacional enfrentadas en la región, analizando la actuación de las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC), el narcotráfico y la situación indígena. Serán abordados la responsabilidad del Estado en la faja fronteriza e los proyectos que buscan implementar mayor seguridad en la región, dentre ellos el SISFRON. Aún en el desarrollo, serán analisadas las actividades y la estructura del PEF, y para finalizar, será realizado un análisis acerca del SARP, con más detenimiento acerca del SARP categoría 1, con el objetivo de presentar sus caracteristicas y comprobar su considerable contribución para optimizar la vigilancia de la frontera amazónica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectPEFpt_BR
dc.subjectSARPpt_BR
dc.subjectSISFRONpt_BR
dc.titleO SARP no auxílio aos pelotões especiais de fronteira que integrarão o SISFRONpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: ES A COS AAE: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

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