Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSomavilla, César-
dc.contributor.advisorNeiva, Luiz Fernando de Almeida Lisboa-
dc.contributor.advisorSilva, Talles Willian Gonçalves da-
dc.contributor.authorIgnacheski, Weslley-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:42:31Z-
dc.date.available2022-11-16T14:42:31Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11138-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2022.pt_BR
dc.description.abstractA formação dos oficiais de Infantaria do Exército Brasileiro ocorre única e exclusivamente mediante a realização do curso de Bacharel em Ciências Militares da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Ao longo da formação, o Cadete do Curso de Infantaria deve realizar com êxito uma série de atividades práticas previstas em grade curricular para ser aprovado e então promovido para o ano seguinte. Dentro da AMAN, cada curso, dentre os sete possíveis, tem suas próprias características que os diferem um dos outros, sendo uma característica marcante do curso de Infantaria o grande efetivo de Cadetes frente a outros cursos, o qual possui cerca de um terço do efetivo de Cadetes de cada turma. Tal característica implica em aspectos que influenciam diretamente na aplicação das atividades práticas, o que gera, por vezes, a adoção de grupamentos com vários Cadetes em cada atividade. Nesse contexto, esse aspecto singular criado no âmbito do Curso de Infantaria pode ter consequências negativas no processo de aprendizagem dos instruendos. O estudo a seguir teve por objetivo identificar evidências de que o processo de aprendizagem dos Cadetes de Infantaria pode ser prejudicado parcialmente ao serem adotados numerosos grupamentos nas atividades práticas do curso. A presente pesquisa caracterizou-se por ser exploratória e descritiva. Foi administrado um questionário sobre as atividades praticadas durante o curso para os Cadetes de Infantaria do quarto ano de formação da AMAN. Foram analisadas as frequências dos dados obtidos e levadas em consideração as interpretações cabíveis em cada atividade em questão com o embasamento à luz da teoria de filósofos como Freud, Piaget e Bleger. A conclusão, ao fim do estudo, foi ao encontro da hipótese levantada, evidenciando, deste modo, oportunidades de melhoria na formação dos oficiais formados nesta Academia. ___________________________________________________________________________________ The training of Infantry officers of the Brazilian Army occurs solely and exclusively through the completion of the Bachelor of Military Sciences course at the Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Throughout the training, the Infantry Cadet must successfully carry out a series of practical activities provided for in the curriculum to be approved and then promoted to the following year. Within AMAN, each course, among the seven possible, has its own characteristics that differ from each other, being a striking feature of the Infantry course the large number of Cadets compared to other courses, which has about a third of the effective of Cadets from each class. This characteristic implies aspects that directly influence the application of practical activities, which sometimes generates the adoption of groups with several Cadets in each activity. In this context, this unique aspect created within the Infantry course can have negative consequences in the trainees' learning process. The following study aimed to identify evidence that the learning process of Infantry Cadets can be partially impaired when numerous groups are adopted in the practical activities of the course. The present research was characterized by being exploratory and descriptive. A questionnaire about the activities practiced during the course was administered to the Infantry Cadets of the fourth year of training at AMAN. The frequencies of the data obtained were analyzed and the interpretations applicable to each activity in question were taken into account, based on the theory of philosophers such as Freud, Piaget and Bleger. The conclusion at the end of the study was in line with the hypothesis raised, thus showing opportunities for improvement in the training of officers trained in this Academy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGrandes agrupamentospt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectPsicologia das massaspt_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.titleAs consequências de grandes grupamentos em instruções e atividades práticas na formação do cadete de infantaria da Academia Militar das Agulhas Negraspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3356 ignacheski.pdf664.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.