Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDaflon, Marlon Anderson Santiago-
dc.contributor.advisorBogarim, Allain Colman-
dc.contributor.advisorSoldati, Fabio Pimentel-
dc.contributor.authorSilva, Ana Luíza Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:36:49Z-
dc.date.available2022-11-16T14:36:49Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11083-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Material Bélico. Academia Militar das Agulhas Negras de 2022.pt_BR
dc.description.abstractO oficial de carreira do Exército Brasileiro é um profissional preparado para enfrentar diversas situações adversas estando a frente de vários homens. Para isso, ele passa por um processo de formação de cinco anos, sendo um ano na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e os outros quatro anos na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Durante os dois primeiros anos da formação, o Aluno/Cadete absorve uma diversidade de conhecimentos gerais da esfera militar e, então, no segundo ano da AMAN, o cadete escolhe, entre as sete opções de Arma, Quadro ou Serviço (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e Material Bélico), a sua área de especialização. Neste trabalho foi estudado o processo de formação do oficial do Quadro de Material Bélico, que acumula não só as capacidades necessárias ao oficial combatente, mas também a sua especialidade na arma: realizar o apoio logístico direcionado à manutenção do material bélico do Exército. É de grande importância evidenciar que, apesar de ser um quadro altamente técnico, o oficial de Material Bélico também exerce sua liderança perante os seus subordinados, seja em tempos de paz, seja em tempos de guerra, sempre buscando a eficiência e eficácia do apoio logístico. Em vista disso, a pesquisa buscou identificar o principal tipo de liderança exercida por esses oficiais no Corpo de Tropa, bem como realizou uma análise das atitudes também praticadas pelos mesmos e previstas em normas utilizadas pelo EB, que regulam o currículo a ser seguido para bem desenvolvê-las e atingir as competências propostas. Com o trabalho foi possível estudar a efetividade do currículo proposto de acordo com a percepção do próprio oficial já formado. _________________________________________________________________________________ A officer of the Brazilian Army is a professional prepared to face several adverse situations, being in front of several men. To be able to do that, they go through a five-year training process, one year at the Army Cadet Preparatory School (EsPCEx), and the other four years at the Agulhas Negras Military Academy (AMAN). During the first two years of training, the Student/Cadet absorbs a diversity of general knowledge about the military sphere and then, in the second year of AMAN, the cadet chooses, among the seven options of specialization (Infantry, Cavalry, Artillery, Engineering, Quartermaster, Communications and Ordnance). In this work, the training process of the Military Staff Ordnance Officer was studied, which accumulates not only the necessary skills of the combatant officer, but also his specialty: performing logistical support aimed at the maintenance of the Army's war material. It is very important to point out that, despite being a highly technical staff, the Ordnance Officer also exercises their leadership forward their subordinates, whether in times of peace or in times of war, always seeking the efficiency and effectiveness of logistical support. At this point, the research sought to identify the main type of leadership exercised by these officers in the Corps of Troop, as well as an analysis of the attitudes also practiced by them and provided for in norms used by AMAN, which regulate the curriculum to be followed for the better develop attitudes and achieve the proposed competences. In the work it was possible to study the effectiveness of the proposed curriculum according to the perception of the already graduated officer.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTipos de liderançapt_BR
dc.subjectElementos de competênciapt_BR
dc.subjectAtitudespt_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.titleTipos de liderança e os conteúdos atitudinais na formação do oficial de material bélicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA.pdf10,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.