Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFlores, Allan Torres Dos Santos-
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Eduardo Marinho Barbachan de-
dc.contributor.advisorOliveira, Rafael Pinho de-
dc.contributor.authorSilva, Raquel Marciano da-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:36:12Z-
dc.date.available2022-11-16T14:36:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11077-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Intendência . Academia Militar das Agulhas Negras de 2022.pt_BR
dc.description.abstractO oficial do Serviço de Intendência (Sv Int), ao assumir sua função no corpo de tropa, poderá ser responsável pela gestão administrativa e logística e/ou a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil de sua Organização Militar (OM) e irá operar Sistemas de Tecnologia da Informação (TI), tais como: o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), do Ministério da Fazenda; o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), do Ministério da Economia; e os sistemas exclusivos do Exército Brasileiro, como o Sistema de Acompanhamento de Gestão (SAG), o Sistema de Controle Físico de Material (SISCOFIS) e o Sistema Integrado de Gestão Logística (SIGELOG). Diante disso, o cadete do Sv Int da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) aprende durante a formação sobre tais sistemas, porém sem praticar esse conhecimento. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da prática com os sistemas relacionados à logística e administração do Exército Brasileiro através de sistemas-escolares durante o ensino dos cadetes, a fim de contribuir para a melhor preparação do futuro oficial intendente que irá desempenhar funções específicas no corpo de tropa. Os métodos utilizados neste trabalho que permitiram a construção do conhecimento acerca do assunto foram o indutivo e o comparativo. Desta forma, a investigação foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica e um levantamento de dados através de entrevistas e questionário. Os percentuais das respostas obtidas na pesquisa demonstraram, em sua maioria, que os cadetes não se sentem totalmente preparados para operar sistemas ou ao menos fiscalizar a operação, por terem tido somente o conteúdo conceitual, ou seja, o ensino teórico, e que se sentiriam mais bem capacitados se possuíssem o ensino prático. Em concordância, os oficiais entrevistados que não tiveram acesso a sistemasescolares enquanto cadetes sentiram falta do conhecimento prático quando precisaram operar um sistema no cumprimento de suas atribuições, demonstrando que somente o ensino teórico não compreende todo o aprendizado que é necessário para o oficial. Além disso, os oficiais entrevistados que tiveram acesso durante a formação ao sistema-escolar “SIAFI Educacional”, antigo sistema-escolar do SIAFI, acharam proveitosa a experiência e opinaram que o ensino prático é de fundamental importância. Deste modo, com uma análise quantitativa e qualitativa dos resultados, foi possível chegar à conclusão que o ensino dos sistemas relacionados à logística e administração através do conteúdo procedimental é necessário e pode aprimorar a aprendizagem, visto que com a prática o cadete retém melhor o conhecimento. Além disso, foi observado que a utilização de sistemas-escolares pode ser uma forma válida de aplicar o conteúdo procedimental na aprendizagem. Com esta pesquisa foi possível corroborar a teoria de como os sistemas-escolares podem colaborar para a otimização do desempenho das funções atribuídas a oficiais intendentes. _______________________________________________________________________________ The Quartermaster officer, upon assuming their role in the troop units, may be responsible for the administrative and logistical management and/or the budgetary, financial, property and accounting execution of their Army unit and will operate Information Technology Systems (IT), such as the Integrated System of Financial Administration (SIAFI), of the Ministry of Finance, the Integrated System of Administration of General Services (SIASG), of the Ministry of Economy, and the exclusive systems of the Brazilian Army, as the System of Monitoring of Management (SAG), the Physical Material Control System (SISCOFIS) and the Integrated Logistics Management System (SIGELOG). Accordingly, the Quartermaster cadet of the Military Academy of Agulhas Negras (AMAN) learns about such systems during training, but without practicing this knowledge. The objective of this work is to demonstrate the importance of the practice with the systems related to logistics and administration of the Brazilian Army through school systems during the teaching of cadets, in order to contribute to the better preparation of the future Quartermaster officer who will play specific roles in troop units. The methods used in this work that allowed the construction of knowledge on the subject were inductive and comparative. Therefore, the investigation was carried out through a literature search and a survey of data through interviews and questionnaire. The percentages of responses obtained in the survey showed, for the most part, that cadets do not feel fully prepared to operate systems or at least supervise the operation, as they had only the conceptual content, that is, theoretical teaching, and that they would feel better qualified if they obtained practical teaching. In agreement, the officers interviewed who did not have access to school systems as cadets felt a lack of practical knowledge when they needed to operate a system in the fulfillment of their duties, demonstrating that theoretical teaching alone does not comprise all the learning that is necessary for the officer. Furthermore, the officers interviewed who had access during training to the school system “SIAFI Educacional”, the former school system of SIAFI, during training, found the experience useful and felt that practical teaching is of fundamental importance. In this way, with a quantitative and qualitative analysis of the results, it was possible to reach the conclusion that the teaching of systems related to logistics and administration through procedural content is necessary and can improve learning, since with practice the cadet retains knowledge better. Furthermore, it was observed that the use of school systems can be a valid way of applying procedural content in learning. With this research, it was possible to corroborate the theory of how school systems can collaborate to optimize the performance of the roles assigned to Quartermasters officers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistemas-escolarespt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA importância dos sistemas- escolares para a prática com os sistemas relacionados à logística e administração do Exército Brasileiro na formação do oficial de intendência da AMANpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RAQUEL.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.