Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNogueira, Atílio Sozzi-
dc.contributor.advisorFreitas, Kelvin Alves de-
dc.contributor.advisorSiqueira, Elisa Mota de Sousa-
dc.contributor.authorSouza, Ana Carolina de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:35:30Z-
dc.date.available2022-11-16T14:35:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11071-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Intendência . Academia Militar das Agulhas Negras de 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é demonstrar como o Treinamento Mental (TM), em especial a atenção plena (mindfulness), tem correlação com a classificação geral e as avaliações de tiro, Treinamento Físico Militar e competências transversais dos militares em formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Primeiramente, entende-se que Treinamento Mental uma importante ferramenta que auxilia no processo de aprendizagem e no aperfeiçoamento de habilidades motoras e intelectuais. São as técnicas de TM: Mindfulness, Visualização e Afirmações Positivas. O Mindfulness é um estado ativo da mente que podemos atingir imaginando novas realidades e resultados, e não apenas cedendo a regras e comportamentos antigos. No decorrer do trabalho será apresentado o uso do Treinamento Mental no adestramento dos Fuzileiros Navais Norte-Americanos e na formação das Forças Especiais da Marinha Norte-Americana (Navy SEALS), com o intuito de demonstrar como o TM aprimora o desempenho dos militares e, ainda, estabelecer uma ligação entre as atividades executadas na AMAN e o possível uso do Treinamento Mental. Para a elaboração do trabalho, foi aplicado um questionário de autoavaliação em cadetes da AMAN, composto por questões da Escala MAAS (Mindfulness Attention Awareness Scale), que é voltada para a medição do nível de Mindfulness. Ao mesmo tempo foram levantados indicadores de desempenho no curso: classificação geral, notas do tiro de fuzil e pistola, notas de Treinamento Físico Militar (TFM) e nota de conceito atitudinal. Os resultados indicaram que aqueles indivíduos com mais elevados escores de atenção plena possuíam médias mais elevadas em todas as variáveis de desempenho estudadas, quando comparados com aqueles com menores escores. Portanto, o presente trabalho demonstra que, com a prática do Treinamento Mental e o consequente aumento do nível de atenção plena (mindfulness) dos cadetes é possível aprimorar o desempenho deles no curso da AMAN. ____________________________________________________________________________________ The objective of this work is to address how Mental Training (TM), in particular mindfulness, is correlated with the general classification and assessments of shooting, military physical training and transversal skills of the military in training at the Military Academy of the Agulhas Negras (AMAN). First, Mental Training is understood as an important tool that helps in the learning process and in the improvement of motor and intellectual skills. Three TM techniques are known: Mindfulness, Visualization and Positive Affirmations. Mindfulness is an active state of mind, which we can achieve by imagining new realities and outcomes, not just giving in to old rules and behaviors. In the course of the work, the use of Mental Training in the training of US Marines and in the formation of the US Navy Special Forces (Navy SEALS) will be presented, in order to demonstrate how TM improves the performance of the military and also , establish a link between the activities performed at AMAN and the possible use of Mental Training. For the elaboration of the work, a self-assessment questionnaire was applied to AMAN cadets, composed of questions from the MAAS Scale (Mindfulness Attention Awareness Scale), which is aimed at measuring the level of Mindfulness. At the same time, performance indicators were raised in the course: General classification, marks for rifle and pistol shooting, marks for Military Physical Training (TFM) and attitudinal concept grade. The results indicated that those individuals with higher mindfulness scores had higher means in all performance variables studied, when compared to those with lower scores. Therefore, the present work demonstrates that with the practice of Mental Training and the consequent increase in the level of full attention (mindfulness) of the cadets, it is possible to improve their performance in the AMAN course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTreinamento mentalpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectAtenção plenapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.titleA atenção plena (MINDFULNESS) e suas correlações com a classificação geral, as avaliações de tiro, treinamento físico militar e conceitopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANA_CAROLINA.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.