Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Marcelo Cavalieri Nardi de-
dc.contributor.advisorSILVA, Helliakynde Melo Santana-
dc.contributor.advisorOliveira, Allan dos Anjos Linhares de-
dc.contributor.authorSantos, Marcus Vinícius Silva dos-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:34:56Z-
dc.date.available2022-11-16T14:34:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11066-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs atividades de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de alvos (IRVA) são atividades básicas de busca de dados e informações sobre o ambiente operacional executados por militares com o objetivo de melhorar o planejamento do comandante de fração para as operações vigentes. Tendo vistas o objetivo de bem formar os comandantes de fração, o Curso de Infantaria estrutura todas as disciplinas militares necessárias para a formação de oficiais e dedica parte dessas disciplinas à compreensão de tais atividades, com uma carga significativa no Plano de Disciplina do 4º Ano do C Inf. O objetivo do trabalho foi estabelecer o grau de conhecimento dos cadetes do C Inf a respeito da execução das atividades IRVA, seja do 2º, 3º e 4º ano, haja vistas que boa parte da carga horária de ensino destinada a tal tema encontra-se apenas no 4º ano, com uma carga significativa de instruções de caráter conceitual e factual. Com a análise dos dados adquiridos com pesquisa de campo, foi percebido a diferença significativa de conhecimento a cerca das atividades IRVA, comparando o 4º ano com os demais. Boa parte dos resultados do 4º ano formaram gráficos uniformes e alguns com resultados unânimes, mostrando que as instruções ministradas obtiveram êxito em trazer o conhecimento sobre as atividades e sua importância nos trabalhos de comando nível pelotão e SU, à luz de manuais específicos sobre o tema. Já os resultados referentes às pesquisas com o 3º e 2º ano foram mais dispersos, mostrando que parte significativa dos militares não possuíam conhecimento sobre as atividades e como são executadas, entretanto possuem a maior carga horária de atividades no terreno, conhecidos como EPS (Exercícios de Prática Supervisionada), conforme PLADIS, e atuam diretamente no ambiente operacional como elementos de inteligência, mesmo sem ter a conhecimento técnico à luz dos manuais de inteligência, ao invés disso, executam a luz dos manuais de patrulha e trabalho de comando. Como conclusão, é perceptível que o 4º ano do C Inf possui mais conhecimento teórico sobre as atividades IRVA que os demais anos, em virtude do seu PLADIS possuir carga horária prevista para instruções específicas sobre inteligência, enquanto nos demais anos existem apenas atividades de reconhecimento e vigilância previstas em exercícios no terreno, sendo estas as atividades de IRVA mais relevantes nos EPS, sendo embasadas pelos manuais de patrulha e trabalho de comando, sem menções aos manuais de Inteligência. __________________________________________________________________________________ Intelligence, Reconnaissance, Surveillance and Target Acquisition (IRVA) activities are basic data and information gathering activities about the operational environment carried out by military personnel with the purpose of improving the fraction commander's planning for current operations. In view of the goal of well-training fraction commanders, the Infantry Course structures all the military disciplines necessary for officer training and dedicates part of these disciplines to the understanding of such activities, with a significant load in the 4th Year C Inf. The objective of this study was to establish the level of knowledge of the cadets of the Inf. C regarding the execution of IRVA activities, whether in the 2nd, 3rd or 4th year, considering that a large part of the teaching load dedicated to this theme is only found in the 4th year, with a significant load of conceptual and factual instructions. With the analysis of the data acquired from the field research, it was noticed the significant difference in knowledge about IRVA activities, comparing the 4th grade with the others. Most of the results from the 4th grade formed uniform graphs and some with unanimous results, showing that the given instructions were successful in bringing knowledge about the activities and their importance in the platoon and SU level command work, in the light of specific manuals on the subject. The results referring to the research with the 3rd and 2nd year students were more disperse, showing that a significant part of the military did not have knowledge about the activities and how they are executed, however, they have the biggest workload of activities in the field, known as EPS (Supervised Practice Exercises), according to PLADIS, and act directly in the operational environment as intelligence elements, even without having the technical knowledge in the light of the intelligence manuals. As a conclusion, it is noticeable that the 4th year of the C-inf has more theoretical knowledge about IRVA activities than the other years, due to the fact that its PLADIS has a workload foreseen for specific instructions on intelligence, while in the other years there are only reconnaissance and surveillance activities foreseen in field exercises.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIRVApt_BR
dc.subjectPladispt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.titleA aplicação do conceito IRVA nos exercícios no terreno do curso de infantaria da AMANpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3028_Marcus Silva.pdf980,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.