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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Augusto César Magalhães-
dc.contributor.advisorBatista, Weslei Jardim-
dc.contributor.advisorRibeiro, Luiz Gustavo de Oliveira-
dc.contributor.authorFarias, Felipe Chagas-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:34:29Z-
dc.date.available2022-11-16T14:34:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11064-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2022.pt_BR
dc.description.abstractDevido à atual crise na conjuntura econômica mundial, o tema educação financeira vem sendo rotineiramente abordado nos mais diversos meios de comunicação, tendo em vista sua demasiada relevância para a vida cotidiana. E pode-se dizer que esse assunto adquire ainda mais importância quando o indivíduo se torna ativo economicamente e passa a obter sua própria renda. Nesse viés, para ingressar no Exército Brasileiro e se tornar um oficial de carreira é necessário prestar o concurso público da EsPCEx, e após o êxito nessa etapa o indivíduo inicia a formação propriamente dita, que possui a duração de cinco anos em um regime de internato. As despesas provenientes dessa formação são suportadas pela União. Assim, acredita-se não haver a percepção por parte dos cadetes, sobre os proventos necessários para a manutenção da vida após sua formação. Ao aumentar os vencimentos, os gastos básicos seguem na mesma direção. Bons princípios e conhecimentos sobre o tema de educação financeira são imprescindíveis para a vida do militar, para assim obter uma administração eficiente e sustentável, tornando o provento uma ferramenta para concretizar planejamentos futuros e não um empecilho. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo principal verificar como é feita a administração das finanças pessoais do oficial egresso da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Para realização dessa pesquisa foram utilizadas pesquisas bibliográficas, como também a aplicação de um questionário para oficiais formados entre os anos de 2015 e 2018. Com isso foram levantados dados estatísticos em forma de gráficos, corroborando para solução da problematização da pesquisa. Chegou-se à conclusão que o oficial consegue gerir sua nova remuneração, sendo os proventos na maioria dos meses superiores as despesas. A justificativa desse fato é de que o planejamento financeiro não se manteve o mesmo após atingir o oficialato, sendo assim houve a necessidade de adquirir novos métodos para realizar a administração de suas finanças. Com esta pesquisa foi possível demonstrar a importância da educação financeira pessoal e da necessidade de realizar uma boa administração, pois assim tanto a vida pessoal quanto a profissional do militar irá prosperar, não sendo suscetível aos problemas que a falta do planejamento financeiro acarreta. ______________________________________________________________________________________ Due to the current crisis in the world economic situation, the topic of financial education has been routinely addressed in the most diverse media, in view of its relevance to everyday life. And one can say that this subject becomes even more important when the individual becomes economically active and starts earning his or her own income. Along these lines, to join the Brazilian Army and become a career officer it is necessary to take the EsPCEx public exam, and, after being successful in this stage, begins the academic education itself, which lasts five years in a boarding school regime. The expenses arising from this training are borne by the Union. Thus, it is believed that there is no perception on the part of the cadets, about the necessary income for the maintenance of life after graduation. By increasing salaries, basic expenditures go in the same direction. Good principles and knowledge on the subject of financial education are essential to the military, in order to obtain an efficient and sustainable administration, making the income a tool to achieve future plans and not an obstacle. Thus, the present work had as its main objective to verify how the personal finance management of the officer graduated from the Military Academy of Agulhas Negras (AMAN). To conduct this research, bibliographical research was used, as well as the application of a questionnaire to officers who graduated between the years 2015 and 2018. With this, statistical data were collected in the form of graphs, corroborating the solution of the research problem. The conclusion was reached that the officer manages his new remuneration, and in most months the income is higher than the expenses. The justification for this fact is that the financial planning did not remain the same after becoming an officer, and thus there was the need to acquire new methods to manage their finances. With this research it was possible to demonstrate the importance of personal financial education and the need to perform a good administration, because then both the personal and the professional life of the military will prosper, not being susceptible to the problems that the lack of financial planning brings.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.subjectAdministração das finanças pessoaispt_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.titleEducação financeira: a administração das finanças pessoais do oficial egresso da AMANpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

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