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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Everton Araujo dos-
dc.contributor.authorBorges, Lucas Alves Luzia da Rocha-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:34:07Z-
dc.date.available2022-11-16T14:34:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11061-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2022.pt_BR
dc.description.abstractO aumento do distanciamento ideológico entre a juventude brasileira parece ter se intensificado na última década. Os efeitos do progressismo tendem a afetar a sociedade como um todo. Parcelas mais influenciadas pelo progressismo e gramscismo divergem da parcela mais conservadora onde se encontra o Exército Brasileiro. Com a finalidade de comparar a diferença de pensamento entre uma parcela específica de brasileiros o objetivo desse trabalho foi avaliar um possível ponto de interseção entre o mundo civil e o militar: o serviço militar obrigatório. Através de um estudo de campo quantiqualitativo aplicado tanto aos recrutas quanto a uma amostra de jovens universitários foi avaliada a interiorização dos sete valores militares ensinados na caserna (patriotismo, civismo, fé na missão do exército, amor à profissão, espírito de corpo, aprimoramento técnico profissional e coragem) bem como as opiniões pessoais desenvolvidas pelos recrutas e pelos universitários no tocante a temas políticos, como a liberação das drogas, a importância da família nuclear, a aceitação irrestrita da homossexualidade e a posse ou porte de armas para cidadãos que buscam a legítima defesa. Ao fim desse estudo, os resultados obtidos foram analisados em porcentagem e comparados em média. A análise dos dados mostrou que os civis universitários em geral tendem a demonstrar menor assimilação dos valores retrocitados em relação aos militares recrutas e que as convicções dos universitários tendem mais a uma visão progressista. A partir das constatações do estudo de campo, foram abordados os possíveis arcabouços da formação de opinião e de valores tanto na universidade “extramuros” quanto no quartel “intramuros”. Em ambos há uma grande influência da educação, família e religião cristã, pilares difusores de opiniões e valores na sociedade ocidental. Porém no “intramuros” há também a forte presença e influência do pensamento de uma instituição com homologias à instituição total. Com essa pesquisa, foi possível observar um efeito de selecionar uma parcela da sociedade, inserir valores e princípios nesse grupo por um tempo determinado e depois espalhá-la na sociedade. Foi também possível observar que um comandante de pelotão recém-egresso da AMAN tem a ciência desse papel de difusor de valores. ________________________________________________________________________________ The increase in the ideological difference among Brazilian youth seems to have intensified in the last decade. The effects of progressivism tend to affect all society. Parts more influenced in progressivism and gramscism differ from the more conservative part where is the Brazilian Army. In order to compare the difference in ideology among a specific portion of Brazilians, the objective of this search was to evaluate a possible point of intersection between the civilian and military world: mandatory military service. Through a quantitative and qualitative field study applied both to recruits and to college students, the internalization of the military values taught in the Army was evaluated (patriotism, civility, faith in the army's mission, love of the profession, union, technical improvement and courage) as well as the personal views developed by the recruits and college students on policy issues such as drug liberalization, the importance of the nuclear family, the unrestricted acceptance of homosexuality, and the possession of weapons by citizens for self-defense. At the end of this study, the results obtained were analyzed in percentage and compared on average. Data analysis in general tend to demonstrate a lower assimilation of the values cited in relation to the recruits showed that college students tend more towards a progressivism vision. Based on the field study, the possible frameworks for the formation of opinions and values were approached both in the battalion and in the university. In both there are a great influence of education, family and Christian religion, pillars that diffuse opinions and values in western society. In the first one there is also a strong presence and influence of the thought of a institution with homologies to a total institution. In this research, it was possible to observe an effect of selecting a part of society, inserting values and principles in this group for a determined time and then spreading it in society. It was also possible to observe that a platoon commander who has just graduated from AMAN is aware of this role of disseminator of values.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectServiço militar obrigatóriopt_BR
dc.subjectRecrutaspt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectValores militarespt_BR
dc.titleA interiorização de valores pelos soldados recrutas nos quartéis durante o serviço militar obrigatóriopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

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