Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11045
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Hummel, Alex | - |
dc.contributor.advisor | Mello, Augusto Henrique Skrebsky | - |
dc.contributor.advisor | Pinto, Bruno Freitas | - |
dc.contributor.author | Paixão, Filipe Fonseca da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T14:31:23Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T14:31:23Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11045 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar a correlação entre a educação financeira e o desempenho acadêmico dos cadetes de Infantaria da Turma Bicentenário da Independência do Brasil. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva, onde foi conceituado a educação financeira, e a partir daí obteve-se o entendimento do que seja planejamento financeiro e como o mesmo pode colaborar para o equilíbrio financeiro. Também foi visto que uma boa gestão financeira propicia um bem estar financeiro, o que é de suma importância para o futuro oficial do Exército Brasileiro, tendo em vista que a pesquisa sobre a literatura, que diz a respeito do assunto, aponta uma correlação entre desempenho acadêmico e no trabalho com a educação financeira. Em um segundo momento foi realizado um estudo de campo com 32 cadetes do curso de Infantaria da turma Bicentenário da Independência do Brasil, o que foi realizado através de entrevistas via Google Forms. Ao final constatou-se que a maioria dos entrevistados (84%) encontram-se financeiramente equilibrados, o que comprovou que os mesmos possuem desempenho satisfatório, comprovando que a educação financeira impacta no desempenho dos mesmos. ___________________________________________________________________________________ This study aims to analyze the correlation between financial education and academic performance of infantry cadets from the Bicentennial Class of the Independence of Brazil. Initially, a descriptive bibliographic research was carried out, where financial education was conceptualized, and from that point onwards, the understanding of what financial planning is and how it can contribute to financial balance was carried out. It was also seen that good financial management provides financial well-being, which is of paramount importance for the future officer of the Brazilian Army, considering that the literature points to a correlation between academic and work performance with financial education. In a second moment, a field study was carried out with 32 cadets from the Infantry course of the Bicentennial of the Independence of Brazil group, which was carried out through interviews via Google Forms. In the end, it was found that most respondents (84%) are financially balanced, which proved that they have satisfactory performance, proving that financial education impacts their performance. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Correlação | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.title | A relação da educação financeira com o desempenho acadêmico dos cadetes de infantaria da turma bicentenário da independência do Brasil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3139 Filipe Fonseca .pdf | 922,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.