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dc.contributor.advisorWollmann, Vítor Siqueira-
dc.contributor.authorSousa Júnior, Armindo Andrade-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:14:15Z-
dc.date.available2022-11-16T14:14:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10975-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Artilharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2022.pt_BR
dc.description.abstractA fim de estar a par das evoluções doutrinárias que regem as ciências militares, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) permanece em constante mutação de seu programa geral de ensino profissionalizante e acadêmico. No que tange àquele, em 2021, a AMAN resgatou em seu currículo o Combate Corpo a Corpo, a fim de familiarizar seus Cadetes do 4o Ano de formação daquele ano com esse meio menos letal de uso da força. O objetivo desta monografia foi analisar a eficiência dessa reimplementação, estudando suas limitações e eventuais pontos fortes, a partir da comparação com a sistemática utilizada por países estrangeiros com mais experiência no assunto, bem como o valor qualitativo da opinião da Turma que concluiu as instruções em 2021, e a Seção de Educação Física da AMAN, enquanto seção do Corpo de Cadetes responsável pelos Objetivos de instrução e treinamento dos instrutores. Por meio de análise documental e bibliográfica, comparou-se as principais diferenças entre as doutrinas de lutas estrangeiras em relação ao aplicado pelo Brasil, observou-se a consonância das lutas com os empregos recentes do Exército Brasileiro, um estudo sobre o novo manual de lutas, e a capacitação para instruir que a Força possui. Ademais, foi possível recolher dados empíricos de quem participou ativamente dos programas estudados, sendo eles: 161 Aspirantes a Oficial da Turma de Formação do Ano de 2021, 2 Instrutores da Seção de Educação Física da AMAN e 1 Cadete da Academia Militar de West Point, o qual realizava um estágio na AMAN. Como principais resultados oriundos dessas pesquisas, destacaram-se a falta de um centro de doutrina reguladora que sistematize o ensino de lutas no âmbito do Exército Brasileiro, a falta de instrutores habilitados com vasta experiência para o ensino dos Cadetes, a ausência de um planejamento e investimento no que tange a materiais de apoio à instrução, e a carga horária insuficiente, cerca de 1 ano. Observou-se ainda que a não existência de uma Seção ou Subseção do Corpo de Cadetes que possa regular o aprendizado, seus aspectos atitudinais e o desenvolvimento de módulos de treinamento com risco calculado diminuiu a eficiência da formação de um combatente experiente na utilização do CCC em missões. Por meio desta pesquisa, é possível perceber que a restituição do programa de lutas não ocorreu com a máxima eficiência, com diversos entraves que não habilitam o futuro Oficial a exercer plenamente o papel de instrutor. Ainda, por meio desta, diversas estratégias e modelos foram evidenciados de forma a aprimorar a sistemática atual, bem como a produção de estudos mais profundos em ramos mais complexos e abrangentes, para além da Academia Militar das Agulhas Negras. _________________________________________________________________________________ In order to keep abreast of the doctrinal evolutions that govern the military sciences, the Military Academy of The Black Needles (AMAN) remains in constant mutation of its general professional and academic education program. As far as the former is concerned, in 2021, AMAN brought back Hand-to-hand Combat (HHC) in its curriculum, in order to familiarize its 4th Year Cadets with this less lethal means of using force. The objective of this monograph was to analyze the efficiency of this reimplementation, studying its limitations and eventual strengths, from the comparison with the system used by foreign countries with more experience in the matter, as well as the qualitative value of the opinion of the Group that graduated and concluded the instructions in 2021, and the AMAN’s Physical Education Section, as the section of the Corps of Cadets responsible for instructional objectives and instructor training. Through documentary and bibliographic analysis, was compared the main differences between foreign fighting doctrines in relation to that applied by Brazil, was observed he consonance of the struggles with the recent jobs of the Brazilian Army, was analysed the new Army’s Physical Combat Manual and the ability to instruct hand-to-hand combat that the Force possesses. Furthermore, it was possible to collect empirical data from those who actively participated in the programs studied, namely: 161 Officer Candidates from the Graduated Class of 2021, 2 instructors from AMAN’s Physical Education Section, and 1 cadet from the West Point Military Academy, who was doing an internship at AMAN. As main results arising from these researches, were highlighted: the lack of a regulatory doctrine center that systematizes the teaching of fighting in the Brazilian Army and the lack of qualified instructors with vast experience for teaching Cadets the lack of planning and investment in instructional support materials, and the insufficient workload, about 1 year. It was also observed that the lack of a Section or Subsection of the Cadets Corps that can regulate learning, its attitudinal aspects, and the development of training modules with calculated risk has decreased the efficiency of the formation of an experienced combatant in the use of the HHC in missions. Through this research, it is possible to see that the restitution of the physical combat program has not occurred with maximum efficiency, with several hindrances that do not enable the future Officer to fully exercise the role of instructor. Yet, through this, several strategies and models were evidenced in order to improve the current systematics, as well as the possibility of new and deeper studies in more complex and comprehensive branches, beyond the Military Academy of the Black Needles.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCombate corpo a corpopt_BR
dc.subjectInstruçõespt_BR
dc.subjectDoutrinapt_BR
dc.subjectSistemáticapt_BR
dc.titleAnálise de limitações do ensino de lutas da formação do oficial combatente do Exército Brasileiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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