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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Flávio Ferreira da-
dc.contributor.authorGuimarães, Caio César Petrício-
dc.date.accessioned2022-11-11T13:25:57Z-
dc.date.available2022-11-11T13:25:57Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10869-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Artilharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Academia Militar das Agulhas Negras como instituição de ensino superior é responsável por formar, anualmente, oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Portanto, dentro do espectro do Curso de Artilharia, desejou-se conduzir um estudo na área da Psicologia acerca da compatibilidade entre as técnicas pedagógicas executadas pelos militares mais antigos nas diversas atividades de instrução (em especial, os serviços em campanha) e as teorias Bioecológica e Sociointeracionista, propostas respectivamente pelos psicólogos Urie Bronfenbrenner e Lev Vygotsky. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, sendo a primeira com base nos autores anteriormente citados e a segunda com fundamento na documentação de ensino das Disciplinas Técnicas Militares ministradas no curso de Artilharia no ano de 2021. Foi realizada, também, uma pesquisa de campo de caráter secundário, não sendo a principal fonte de dados para o presente estudo mas obtendo informações a partir de entrevistas com um oficial coordenador de ano do curso e com três cadetes que cursavam no momento o 3º ano de Artilharia. A partir disso, procedeu-se uma comparação entre as propostas teóricas dos psicólogos e as orientações metodológicas previstas no Plano de Disciplinas (PLADIS), documentação coletada que rege como serão dadas as atividades de instrução de um determinado ano. Utilizou-se também como meio para essa finalidade algumas Ordens de Instrução, documentações relacionadas as atividades em Campanha executadas pelos instruendos. Dessa forma, ao final do trabalho, observou-se, com base na análise das atividades e das declarações dos pesquisados, que há uma aplicabilidade dos conceitos de microssistema, mesossistema e mediação, assim como do modelo Processo- Pessoa-Contexto-Tempo e dos andaimes de Bruner e Wood no contexto educacional em que estão inseridos os militares em formação, sendo considerados como práticas pedagógicas adequadas a graduação dos oficiais de Artilharia da AMAN. ____________________________________________________________________________________ The Agulhas Negras Military Academy as a college education institution is responsible for graduate, annually, Army officers. Therefore, inside AMAN’s Artillary Course, it was intended to conduct a study in the field of Psychology about compatibility between pedagogical techniques performed by higher ranks military in instructions (especially the Field Training Exercises) and the Bioecological and Sociocultural theories, introduced by Urie Bronfenbrenner and Lev Vygotsky respectively. That said, a study was make with a bibliographic and documental research in the year of 2021. Opinions were collected too from a interview made with three cadets and a year coordinator, not being the main resource for the present study but helping with some datas for the research, With all these information, a comparison was made, between the theories and the methodological guidelines foreseen in Disciplines Plan (PLADIS), a document that says how should be all the military instructions of a year. It was also used for this objective Instructions Orders (OI), documents that guide how field training exercises have to be done. At the end of the study it was possible to see the application of the theories and the concepts of microsystem and mesosystem in the educational context from the Cadets, and the same for the PPCT model and the sociointeracionism. It was all considered as appropriate pedagogical practices for the graduation of the Artillery officers of AMAN.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologia militarpt_BR
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.subjectTeoria bioecológicapt_BR
dc.subjectSocioculturalpt_BR
dc.titleTeoria bioecológica e instrução militar: um estudo no curso de artilharia da AMANpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

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