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dc.contributor.advisorSilveira, Samuel Schilling da-
dc.contributor.authorSouza, Lucas Garzone de-
dc.date.accessioned2022-08-29T14:29:59Z-
dc.date.available2022-08-29T14:29:59Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUZA, Lucas Garzone de. O ensino de inteligência militar nas escolas de formação da linha militar bélica: uma análise da capacitação dos recursos humanos formados na Academia Militar das Agulhas Negras. 2021. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10794-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo pretende viabilizar o aperfeiçoamento e a condução de forma efetiva do ensino de Inteligência Militar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), obtendo-se a homogeneidade no conhecimento dos futuros oficiais combatentes do Exército acerca do tema, de modo a contribuir no aprimoramento da Atividade Inteligência Militar no nível tático. Os integrantes do Exército devem possuir competências para obter, processar e analisar dados, a fim de produzir conhecimentos objetivos e oportunos para apoiar o processo decisório, bem como proteger os ativos da Força, reduzindo as vulnerabilidades e dificultando a ação das ameaças. O estudo que culminou na implantação do Projeto LUCERNA, iniciado em 2009 e finalizado em 2012 pelo Centro de Inteligência do Exército (CIE), constatou que há pouca ou nenhuma participação do combatente terrestre na obtenção de dados, uma vez que o último não tem a percepção de que é um sensor de inteligência. Sendo assim, pode-se inferir que essa falha pode estar relacionada, entre outros fatores, à falta de efetividade da transmissão de conhecimentos durante a formação acadêmica e o consequente adestramento. Para mitigar esse hiato apresentado, o trabalho de Inteligência Militar deve ser desenvolvido ainda nos bancos escolares, para que os futuros comandantes, em todos os níveis, tenham a real percepção da importância dos seus homens atuarem como sensores no levantamento de dados de inteligência. Dessa forma, este trabalho utilizou-se de pesquisas bibliográficas, coleta documental e questionários aplicados em instrutores e cadetes da AMAN, a fim de verificar as deficiências e identificar as oportunidades de melhoria no processo ensino-aprendizagem. Ao final, a presente pesquisa pretende fornecer ferramentas para aperfeiçoar a atual metodologia de ensino com o intuito de melhor capacitar o recurso humano formado pela AMAN para que ele entenda a sua importância no Ciclo de Inteligência e possa atuar como um disseminador eficiente do conhecimento, contribuindo para a evolução do Sistema de Inteligência do Exército (SIEx) e para o desenvolvimento da mentalidade de contrainteligência no âmbito Exército Brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to enable the improvement and effective conduct of the teaching of Military Intelligence at the Agulhas Negras Military Academy (AMAN), obtaining homogeneity in the knowledge of future Army combat officers on the subject, in order to contribute to the Military Intelligence Activity enhancement at the tactical level. Army members must have skills to obtain, process, and analyze data in order to produce objective and timely knowledge to support decision-making, as well as protect Force assets, reducing vulnerabilities and making it difficult to act on threats. The study that culminated in the implementation of the LUCERNA Project, started in 2009 and completed in 2012 by the Army Intelligence Center (CIE), found that there is little or no participation of the ground combatant in obtaining data, since the latter does not have the perception that it is an intelligence sensor. Thus, it can be inferred that this failure may be related, among other factors, to the ineffectiveness of the transmission of knowledge during academic training and the consequent training. To mitigate this gap, the work of Military Intelligence must still be developed on school benches, so that future commanders, at all levels, have a real perception of the importance of their men acting as sensors in the survey of intelligence data. Thus, this work used bibliographical research, document collection and questionnaires applied to AMAN instructors and cadets, in order to verify the deficiencies and identify opportunities for improvement in the teaching-learning process. In the end, this research aims to provide tools to improve the current teaching methodology in order to better train the human resource trained by AMAN so that they understand their importance in the Intelligence Cycle and can act as an efficient disseminator of knowledge, contributing for the evolution of Army Intelligence System (SIEx) and for the development of the counterintelligence mentality in the Brazilian Army.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.subjectEnsino de inteligência militarpt_BR
dc.subjectSensor de Inteligência Lucernapt_BR
dc.titleO ensino de inteligência militar nas escolas de formação da linha militar bélica: uma análise da capacitação dos recursos humanos formados na Academia Militar das Agulhas Negraspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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