Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaurício Neto, José-
dc.contributor.authorBarboza, Alexandre Magno Cardoso-
dc.date.accessioned2022-08-18T17:08:29Z-
dc.date.available2022-08-18T17:08:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBARBOZA, Alexandre Magno Cardoso. Educação 4.0 no ensino militar: contexto e aplicação. 2021. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10733-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO aperfeiçoamento constante é uma das características inerentes a todo militar, nesse contexto, a forma de aprendizado otimizada cresce de importância. O presente trabalho focará nesse viés buscando investigar a metodologia de ensino 4.0. A pesquisa a ser realizada tratará do assunto que remete a importância da educação 4.0 para o militar, inserida no contexto global, para tanto, o escopo do trabalho focará na aplicabilidade desta nova metodologia no desenvolvimento do militar.O objetivo geral do estudo consiste em realizar uma revisão sistemática da literatura com abordagem bibliométrica para identificar os respectivos reflexos das diversas características inerentes a esse modelo de aprendizagem utilizando como base de mensuração de dados o método de comparação entre a abordagem de ensino tradicional e a metodologia de ensino proposta pela educação 4.0. Ao analisar as diferentes literaturas disponíveis, torna-se intenção desse trabalho identificar os ganhos advindos na utilização da metodologia de ensino 4.0 em âmbito Exército Brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractConstant improvement is one of the characteristics inherent to every military, in this context, the form of optimized learning grows in importance. The present work will focus on this seeking to investigate the teaching methodology 4.0. The research to be carried out will deal with the subject that refers to the importance of education 4.0 for the military, inserted in the global context, therefore, the scope of the work will focus on the applicability of this new methodology in the development of the military.The general objective of the study is to carry out a systematic review of the literature with a bibliometric approach to identify the respective reflexes of the various characteristics inherent to this learning model using the method of comparison between the traditional teaching approach and the methodology as a basis for measuring data. of teaching proposed by education 4.0. When analyzing the different available literature, it becomes the intention of this work to identify the gains from the use of teaching methodology 4.0 in the Brazilian Army.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino 4.0pt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação 4.0 no ensino militar: contexto e aplicaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4038_MAGNO.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.