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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa Júnior, Rogério Gomes-
dc.contributor.authorVidal, Francisco Bruno Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-08-16T14:28:08Z-
dc.date.available2022-08-16T14:28:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationVIDAL, Francisco Bruno Ribeiro. Integração do sistema de aeronaves remotamente pilotadas (SARP) ao Sistema de Comunicações de Área. 2021. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10698-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractPopularmente conhecidos como “Drones” ou Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), o seu emprego vem crescendo ao longo dos anos, se transformando em um multiplicador do poder de combate, além de reduzir o risco de baixas em atividades perigosas. O Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) tem se consolidado como uma importante ferramenta para a obtenção e manutenção da consciência situacional, sendo largamente empregado em proveito da atividade de inteligência, guerra eletrônica até mesmo em operações ofensivas. Contudo, poucos estudos se dedicaram em analisar o emprego dos SARP nos Sistemas de Comunicação de Área. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo estudar as características dos SARP a fim de sugestionar a sua inclusão no Manual de SCA. Para tanto, aborda conceitos relativos à utilização do SARP em operações militares bem como as características dos equipamentos, categorias, capacidades, e algumas condicionantes que afetam o seu planejamento. Com bases na bibliografia encontrada sobre o tema, os Manuais de vetores aéreos e de SCA do Exército Brasileiro, propõe-se o emprego de SARP de categoria 3 e superior para atuação complementar às comunicações servindo como plataforma de retransmissão e amplificadora de enlaces. Já os SARP de categoria 1 e 2 atuariam em missões de Reconhecimentos de Terreno de Comunicações.pt_BR
dc.description.abstractPopularly known as “Drones” or Unmanned Aerial Vehicles (UAV), their use has grown over the years, becoming a multiplier of combat power, in addition to reducing the risk of casualties in dangerous activities. The Remotely Piloted Aircraft System (SARP) has been consolidated as an important tool for obtaining and maintaining situational awareness, being widely used for the benefit of intelligence activities, electronic warfare, even in offensive operations. However, few studies were dedicated to analyzing the use of SARPs in Area Communication Systems. In this context, the present work aimed to study the characteristics of SARPs in order to suggest their inclusion in the SCA Manual. Therefore, it addresses concepts related to the use of the SARP in military operations as well as the characteristics of equipment, categories, capabilities, and some constraints that affect its planning. Based on the bibliography found on the subject, the Air Vector and SCA Manuals of the Brazilian Army, the use of category 3 and higher SARP is proposed to complement communications, serving as a relay and link amplifier platform. Category 1 and 2 SARPs would act in Communications Field Recognition missions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSARPpt_BR
dc.subjectSCApt_BR
dc.subjectC2pt_BR
dc.titleIntegração do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) ao Sistema de Comunicações de Áreapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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