Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves, Thiago de Souza-
dc.contributor.authorFagundes, Matheus Maranhão-
dc.date.accessioned2022-08-03T17:51:50Z-
dc.date.available2022-08-03T17:51:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Matheus Maranhão. A influência do simulador de combate vitual battlespace na potencialização do processo de ensino-aprendizagem na EsAO. 2021. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10591-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO Simulador de Combate Virtual Battlespace figura como uma ferramenta mundialmente consolidada no mercado de wargames voltados para o público militar, sendo empregado pelas mais diversas forças armadas e estando vocacionado para o adestramento de tropas de quaisquer naturezas, em virtude da sua vasta abrangência de utilização e da sua capacidade de processamento de ambientes virtuais modernos. Com base nessa premissa, este trabalho tem por objetivo aproveitar as riquezas que o VBS proporciona, adaptando-as para mais um espectro de emprego: o ensino. Os bancos escolares dos estabelecimentos de ensino do Exército Brasileiro, e particularmente a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, podem ser beneficiados com o VBS, incorporando esta ferramenta no Plano Geral de Ensino e gerando aprimoramentos nos temas escolares, nos esquemas de manobra e calcos de operação trabalhados em salas de aula e exercícios no terreno. O sistema é robusto e permite que todas as Armas possam usufruir de suas especificidades, bem como é capaz de possibilitar a integração de todas as funções de combate nos seus cenários virtualmente modelados.pt_BR
dc.description.abstractThe Virtual Battlespace Combat Simulator system presents itself as a worldwide consolidated tool in the wargames market aimed at the military, being used by armed forcers in the four corners of the globe and being used for the trainning of any kind of troops, because of its wide scope of use and its ability to process modern virtual environments. Based on this premise, this work is intended to take advantage of the riches that VBS provides, adapting them to another area of employment: the military education. Brazilian army schools, and particularly, the Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (the Brazilian’s Captain Carrer Course) can benefit with the VBS, applaying this tool into the general education plan and generating improvements in school operations worked in classrooms and exercises on the ground. The system is robust and allows all weapons to enjoy its specificities, as well as it is capable of integration of all combat brands in their virtually modeled scenarios.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVirtual Battlespacept_BR
dc.subjectJogo de guerrapt_BR
dc.subjectSimuladorpt_BR
dc.subjectSimulação de combatept_BR
dc.titleA influência do simulador de combate virtual Battlespace na potencialização do processo de ensino-aprendizagem na EsAOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cap Matheus Fagundes.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.