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dc.contributor.advisorSoares, João Henrique Alves-
dc.contributor.authorRequena, Bruno Esparza-
dc.date.accessioned2022-08-03T17:20:22Z-
dc.date.available2022-08-03T17:20:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationREQUENA, Bruno Esparza. Utilização de meios virtuais como ferramentas de planejamento e visualização de operações. 2021. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10585-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente há alta permeabilidade de ferramentas tecnológicas na vida quotidiana. É natural que esse transpasse tenha reflexo em contextos militares, dentre eles para o planejamento e visualização de operações. No presente já se observa o uso de ferramentas de edição de imagens e georreferenciamento para esses fins, porém de forma empírica, o que ressalta a premência da escrita dos conhecimentos colhidos nessa área. O Exército Brasileiro, de forma similar a exércitos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), está se capacitando a transformar seus mapas, por meio de modelagem e simulação, em representações de terreno sintéticas que são usadas em sistemas que apoiam não só a simulação, mas esse planejamento e a visualização do terreno propriamente dito e os cenários que nele se desenvolvem. Essa gerência de capacidades, normalmente atrelada a simulação, requer soluções materiais e técnicos que tolhem a disseminação do emprego dessas ferramentas, muito úteis para complementar os meios didáticos já existentes. A complexidade do planejamento de da condução de uma operação militar, mesmo em baixos escalões, já é grande, e o número de variáveis que impactam no cumprimento da missão é enorme. Quando se aumenta o escalão, a complexidade, os custos, a demanda de tempo e os diferentes modos de se planejar a missão também aumentam. Dados as diversas dificuldades e custos inerentes ao ir ao terreno, na maioria das vezes os exercícios de planejamento são limitados à carta, o que não é tão imersivo quanto, digamos, ver um terreno simulado. Para aumentar a imersão dos instruendos no processo ensino-aprendizagem, diversificar e complementar as técnicas de instrução e melhorar o planejamento e exposição das manobras, se faz necessário ter ferramentas análogas aos simuladores já em uso pelas Forças Armadas, mas de forma a diminuir seus custos, requisitos e complexidade, a fim de aumentar sua abrangência e, consequentemente, melhorar o processo ensino-aprendizagem. Este trabalho visa abordar esses problemas, apresentando uma maneira de utilizar ferramentas virtuais abertas para planejar uma manobra, exibi-la didaticamente e compartilhá-la a diferentes dispositivos, de modo a facilitar o ensino, o planejamento e o uso conjugado ao terreno.pt_BR
dc.description.abstractAt present, there is a high permeability of technological implements in everyday life. It is natural for this synthesis to be reflected in military contexts, among them the planning and exhibition of operations. Currently, the use of image editing and georeferencing tools for these purposes is observed, but in an empirical way, which highlights the urgency of writing knowledge centered in this area. The Brazilian Army, similarly to the armies of the North Atlantic Treaty Organization (NATO), is being able to transform its maps, through modeling and simulation, into synthetic terrain representations that are used in systems that support, not only the simulation, but also this planning and visualization of the terrain itself and the scenarios that unfold on it. This management capacity, usually linked to simulation, requires solutions, both material and technical that hinder the propagation of these tools uses, which are very valuable to complement the already existing didactic means. The complexity of planning and conducting a military operation, even at lower levels, is already prodigious, and the amount of variables that impact a mission accomplishment is enormous. As the echelon increases, the complexity, costs, time demands and different ways of mission planning also increase. Given the various complications and expenses inherent in deploying to the field, most of the time planning exercises are limited to a map chart, which is not as immersive as, say, seeing a simulated terrain. To upsurge the trainees’ immersion in the teaching-learning process, diversify and complement instructional techniques and improve the planning and exposure of maneuvers, it is necessary to have tools similar to the simulators already in use by the Armed Forces, but with its costs, requirements and complexity reduced, in order to increase its scope and, consequently, enhance the teaching-learning process. This work aims to address these complications, presenting a way to use freely available virtual tools to plan a maneuver, display it didactically and share it to other devices, to facilitate teaching, planning and use in conjunction with the terrain..pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMeio virtualpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectOperaçãopt_BR
dc.subjectGeorreferenciamentopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.titleUtilização de meios virtuais como ferramentas de planejamento e visualização de operaçõespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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