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dc.contributor.advisorPinto, Carlos Alberto Schettini-
dc.contributor.authorAlmeida, André Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-03-30T14:53:51Z-
dc.date.available2022-03-30T14:53:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationALMEIDA, André Rodrigues de. Desafios do Exército Brasileiro frente à formação profissional dos sargentos de logística: um estudo sobre o perfil profissiográfico. 2021. Dissertação (Mestrado em Humanidades em Ciências Militares ) – Centro de Estudos de Pessoal/Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10209-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Humanidades em Ciências Militares, como exigência final para obtenção do título de Mestre em Humanidades em Ciências Militares pelo Centro de Estudos de Pessoal/Forte Duque de Caxias.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho destina-se ao estudo do perfil profissiográfico dos alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), com o marco temporal a partir do ano de 1989, tendo em vista os trabalhos de estudos, diagnósticos e formulações pelo Comando e pelo Estado-Maior do Exército sobre a ascensão da carreira e a valorização das praças, emolduradas em discussões acerca do ‘Exército do Futuro’, que deram origem a uma das mais importantes metodologias para planejamento no Exército Brasileiro, que é o Sistema de Planejamento do Exército - SIPLEX, mantendo como recorte de estudo nas turmas de formação dos CFGS/EsSLog de 2019/2020. Ressalta-se que a temática em voga reverbera a partir do questionamento se o perfil profissiográfico trabalhado nos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da EsSLog está atendendo ao esperado pela Força frente a seu projeto de transformação. Nesta perspectiva, é elaborada essa dissertação, embasada na pesquisa bibliográfica, documental, na aplicação de questionários aos discentes e entrevistas com os instrutores e monitores da Escola, com uma abordagem analítica. Apresenta, ainda, um estudo sobre as prescrições normativas acerca do perfil profissiográfico elaboradas pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), perpassando pelo processo de transformação que ocorreu no Exército Brasileiro, a partir de 1990. Descreve sobre essas transformações ocorridas na Força que reverberaram sobre o Sistema de Educação Militar, concretizadas pela modernização do ensino e, atualmente, pela implantação do ensino por competências. Objetiva, ainda, discorrer sobre o processo da evolução da formação dos sargentos, que passou do ensino técnico para o tecnólogo e, ainda, detalhar quem é o guerreiro, descrevendo o perfil dos cidadãos que ingressam nos cursos de formação de sargentos de carreira. Conclui que o perfil profissiográfico está adequado ao previsto nas normas de ensino do Exército, necessitando de algumas melhorias, dentre elas da sistematização do ensino e o tempo disponível para o desenvolvimento e avaliação dos conteúdos atitudinais, além da necessidade da diminuição da quantidade de conteúdos atitudinais previstas, bem como de ajuste das normas do DECEx com as normas relacionadas ao Sistema de Gestão do Desempenho, expedidas pelo Chefe do Departamento Geral do Pessoal.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is intended to study the professional profile of the students of the Training and Graduation Course of Sergeants (CFGS) of the School of Sergeants of Logistics (EsSLog), with the time frame from the year 1989, in view of the works of studies, diagnoses and formulations by the Command and the General Staff of the Army on career advancement and the valorization of soldiers, framed in discussions about the 'Army of the Future', which gave rise to one of the most important methodologies for planning in the Army Brazilian, which is the Army Planning System - SIPLEX, keeping as a study cutout in the training classes of the CFGS/EsSLog of 2019/2020. It is noteworthy that the theme in vogue reverberates from the questioning whether the professional profile worked in the Training and Graduation Courses of Sergeants at EsSLog is meeting the expectations of the Force facing its transformation project. In this perspective, this dissertation is prepared, based on bibliographical and documentary research, on the application of questionnaires to students and interviews with the instructors and monitors of the School, with an analytical approach. It also presents a study on the normative prescriptions about the professional profile elaborated by the Department of Education and Culture of the Army (DECEx), passing through the transformation process that took place in the Brazilian Army, from 1990. It describes these transformations that occurred in the Force which reverberated on the Military Education System, materialized by the modernization of education and, currently, by the implementation of teaching by competences. It also aims to elucidate the evolution of training for sergeants, which went from technical education to technologists, and also to detail who the warrior is, describing the profile of citizens who join the training courses for career sergeants. It concludes that the professional profile is adequate to that provided for in the Army's teaching standards, requiring some improvements, including the systematization of teaching and the time available for the development and evaluation of attitudinal contents, in addition to the need to reduce the amount of attitudinal contents foreseen, as well as the adjustment of the DECEx norms with the norms related to the Performance Management System, issued by the Head of the General Personnel Department.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPerfil profissiográficopt_BR
dc.subjectSargentospt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectConteúdos atitudinaispt_BR
dc.titleDesafios do Exército Brasileiro frente à formação profissional dos sargentos de logística: um estudo sobre o perfil profissiográficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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