Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Farias Junior, Jairo Luiz Fremdling | - |
dc.contributor.author | Balles, Thiago de Oliveira Balles | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T12:08:51Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T12:08:51Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10142 | - |
dc.description.abstract | O emprego de meios aéreos em apoio às operações militares origina-se na 1ª Guerra Mundial, o que embasou a criação das Teorias Geopolíticas do Poder Aéreo. No Brasil, esse emprego teve início em 1913, com a criação da Escola Brasileira de Aviação, no Campo dos Afonsos (Rio de Janeiro/RJ). Esses meios, que faziam parte do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, foram desativados para a criação da Força Aérea Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial. No ano de 1986, fruto do empenho do então Ministro do Exército General Leônidas Pires Gonçalves, a Aviação do Exército foi recriada. Desde então, o Exército Brasileiro vem modernizando seus meios aéreos, instalações e atualizando sua doutrina. Nesse contexto de atualização doutrinária, a Força Terrestre criou e tem fortalecido o seu Sistema de Simulação e passou a adotar o Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) como método de geração de forças. E, para isso, elencou os fatores do DOAMEPI (Doutrina, Organização, Material, Educação, Pessoal, Infraestrutura) como base para o atingimento das capacidades requeridas. Já no âmbito da Aviação do Exército, os simuladores passaram a ser utilizados em 2002 e em 2016 foi criada a moderna Divisão de Simulação do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). Com isso, este trabalho verificou, por meio dos questionários com alunos e instrutores, das entrevistas com o atual comandante do CIAvEx e com ex-comandantes e da pesquisa bibliográfica, que a simulação de voo – atualmente empregada como ferramenta no processo de formação do piloto – tem contribuído em larga escala com o Exército Brasileiro, na medida em que proporciona o atingimento das Capacidades Militares Terrestres, a facilitação do processo ensino-aprendizagem e a redução de custos para o Exército Brasileiro. __________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The use of aerial means in support of military operations was originated during in World War I, which supported the creation of Geopolitical Theories of Air Power. In Brazil, this employment began in 1913, with the creation of the Escola Brasileira de Aviação, in Campo dos Afonsos (Rio de Janeiro/RJ). These air assets, which were part of the Brazilian Army and the Brazilian Navy, were deactivated in order to create the Brazilian Air Force during World War II. In 1986, as a result of the efforts of the Minister of the Army, General Leônidas Pires Gonçalves, Army Aviation was recreated. Since then, the Brazilian Army has been modernizing its air assets, facilities and updating its doctrine. In this context of doctrinal updating, the Land Force created and has strengthened its Simulation System and started to adopt the Capacity-Based Planning (PBC) as a method of generating forces. And, for this, it listed the DOAMEPI factors (Doctrine, Organization, Material, Education, Personnel, Infrastructure) as a basis for achieving the required capabilities. In the ambit of Army Aviation, simulators began to be used in 2002. In 2016 the modern Simulation Division of the Army Aviation Instruction Center (CIAvEx) was created. Thus, this work verified, through questionnaires with students and instructors, interviews with the current and formers commanders of CIAvEx, besides bibliographical research, that the flight simulation - currently used as a tool in the pilot formation process – has contributed on a large scale to the Brazilian Army, as it provides for the achievement of Land Military Capabilities, the facilitation of the teaching-learning process and the reduction of costs for the Brazilian Army. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aviação do Exército | pt_BR |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.subject | Processo de formação | pt_BR |
dc.subject | Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) | pt_BR |
dc.subject | Curso de Piloto de Aeronaves | pt_BR |
dc.title | A Simulação de Voo, em Consonância com o Planejamento Baseado em Capacidades, no Processo de Formação do Piloto da Aviação do Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MO 6504 - Thiago de Oliveira BALLES.pdf | 6,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.