Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barros, Felipe Araújo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Júlio César Tenório de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T12:00:14Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T12:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10101 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo identificar a possibilidade de emprego integrado da 2ª Companhia de Transporte (2ª Cia Trnp) como alternativa ao Comando Logístico (COLOG) na execução de missões de transporte rodoviário em âmbito nacional. O incremento nas referidas missões de transporte – motivado pelo aumento do esforço logístico oriundo do crescente emprego do Exército Brasileiro em ações subsidiárias, grandes eventos e missões de Garantia de Lei e da Ordem – tem levado o COLOG a lançar mão de alternativas ao esgotamento da capacidade dos seus meios orgânicos de transporte. Nos anos de 2018 e 2019 observou-se que o COLOG empregou a 2ª Cia Trnp em missões dessa natureza, tanto de maneira inopinada quanto com o planejamento integrado, resultando no atendimento tempestivo e oportuno de todas essas demandas impostas. Diante desse cenário, o estudo em tela se propôs a identificar a 2ª Cia Trnp como alternativa viável para a complementação das demandadas de transporte rodoviário do COLOG, lançando luzes sobre o aspecto da integração dessa OMET ao planejamento do COLOG. Procurou-se clarificar a ideia de que a 2ª Cia Trnp dispõe de flexibilidade e modularidade suficientes para atender às demandas inopinadas – não previstas no planejamento anual de transporte – entretanto, tentou-se indicar o incremento na capacidade de transporte para as ocasiões em que houve previsão e integração da 2ª Cia Trnp com o Comando Logístico. Nesse viés, buscou-se indicar a possibilidade de que esta OMET seja considerada para fins do planejamento anual das missões de transporte em âmbito nacional, contribuindo com a elaboração do Plano Geral de Transporte (PGT). Para alcançar o objetivo proposto, foram elencados como objetivos específicos: a abordagem de conceitos e fundamentos da Sistema Logístico Militar Terrestre, da Função Logística Transporte, do Sistema de Transporte de Defesa, do Sistema de Transporte do Exército Brasileiro, a apresentação da 2ª Companhia de Transporte e as missões de transporte em âmbito nacional realizadas pela OMET no período considerado, como apoios em transporte à Força-Tarefa Logística e Humanitária em Roraima (Operação Acolhida), apoios ao Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro (GIF/RJ) e missão de transporte de mudança do Comando de Artilharia do Exército. O trabalho de pesquisa é finalizado apontando para as reflexões acerca dos benefícios advindos de uma possível integração da 2ª Cia Trnp ao planejamento do Comando Logístico para fins de elaboração do PGT, indicando que esta medida poderá trazer vantagens tanto para a 2ª Cia Trnp quanto para o COLOG, na medida em que reduz a demanda aos seus meios orgânicos de durante a execução dos Eixos de Transporte Nacionais. __________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research work aimed to identify the possibility of integrated employment of the 2ª Transport Company (2ª Cia Trnp) as an alternative to the Logistics Command (COLOG) in the execution of road transport missions nationwide. The increase in the transport missions, motivated by the increase in the logistical effort arising from the growing use of the Brazilian Army in subsidiary actions, large events and Law and Order Guarantee missions, has led the Logistics Command to resort to alternatives the depletion of the capacity of its organic means of transport. In 2018 and 2019, it was observed that COLOG employed the 2ª Transport Company in missions of this nature, both unannounced and with integrated planning, resulting in timely and timely compliance with all these imposed demands. Given this scenario, the study on screen proposes to identify the 2ª Transport Company as a viable alternative to complement Logistics Command road’s transport defendants, shed light on the aspect of integrating Military Transport Organization (OMET) to Logistics Command. With intent to clarify the idea that the 2ª Transport Company has sufficient flexibility and modularity to meet unexpected demands, that is, those fortuitous – unforeseen – demands in the annual transport planning, however, we tried to indicate the increase in capacity of transport for occasions when there was a forecast and integration of the 2ª Transport Company with the Logistics Command. In this bias, with intent to indicate the possibility that this OMET may be considered for the purposes of the annual planning of transport missions at the national level, contributing to the elaboration of the General Transport Plan. To achieve the proposed objective, the approach of concepts and fundamentals of the Land Military Logistics System, the Transport Logistics Function, the Defense Transport System and the Brazilian Army Transport System, the presentation of the 2ª Transport Company and transport missions nationwide carried out by OMET in the period considered, such as transport support to the Logistics and Humanitarian Task Force in Roraima, support to the Federal Intervention Office in Rio de Janeiro and mission Artillery Command's moving transport equipment. The research work is completed pointing to the reflections on the benefits arising from a possible integration of the 2ª Transport Company to the planning of the Logistics Command for the purposes of preparing the General Transport Plan (PGT), indicating that this measure may bring advantages both to the 2ª Transport Company and to the Logistics Command, insofar as it reduces the demand to its organic means of transport during the execution of the National Transport Hubs. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Função Logística Transporte | pt_BR |
dc.subject | Organização Militar Executora de Transporte | pt_BR |
dc.subject | Transporte rodoviário | pt_BR |
dc.subject | Capacidade de Transporte | pt_BR |
dc.title | O emprego da 2ª Companhia de Transporte como alternativa ao Comando Logístico na execução de missões de transporte rodoviário em âmbito nacional | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MO 6443 - Julio César TENÓRIO de Oliveira.pdf | 10,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.