Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Robson dos Santos-
dc.contributor.authorAlmeida Junior, Mauro José de-
dc.date.accessioned2022-02-04T14:01:25Z-
dc.date.available2022-02-04T14:01:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10008-
dc.description.abstractA fiscalização de produtos controlados pelo Exército (PCE) tem como principal finalidade contribuir para a segurança da sociedade, por meio do controle das diversas atividades com PCE. Este é aquele produto que para fins de definição, apresenta poder destrutivo ou sua propriedade possa causar danos às pessoas ou ao patrimônio, entre outros. A sensação de segurança e o apoio da opinião pública deve conferir a legitimidade necessária à obtenção de liberdade de ação para a deflagração das diversas operações de fiscalização de produtos controlados. A revisão literária realizada mostra que se deve, sempre que possível, buscar o melhor posicionamento dentro da narrativa vigente, sendo condição essencial à obtenção dessa liberdade de ação. A construção e o reforço de narrativas, acerca da temática da fiscalização de PCE, devem promover uma atitude positiva da população, dando credibilidade às ações das diversas equipes de fiscalização na área de operações. Conclui-se que a prática de ações efetivas de Comunicação Estratégica nessas operações deve proporcionar uma transformação profunda no panorama perceptivo da sociedade brasileira. A prática da estratégia da virtude e sua consequente exploração nas mídias digitais, certamente vão exercer protagonismo no papel de fortalecimento e de proteção da imagem da Força. Sabese que o aumento da sensação de segurança da população brasileira é uma das principais finalidades do sistema de fiscalização de produtos controlados. Se faz necessária a construção e a sustentação de uma narrativa correta, transparente e oportuna de forma que as práticas operativas possam ter credibilidade, confiança e liberdade no ideário de uma sociedade que confia e sempre confiou na Instituição Exército Brasileiro, permitindo, com isso, que o público em geral tem uma percepção favorável de segurança por intermédio das ações realizadas. _____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The inspection of products controlled by the Army (PCE) has as its main purpose to contribute to the safety of society, through the control of various activities with PCE. This is a product that, for definition purposes, has destructive power or its property may cause damage to people or property, among others. The feeling of security and the support of public opinion must provide the necessary legitimacy to obtain freedom of action for the deflagration of the various inspection operations of controlled products. The literary review carried out shows that, whenever possible, the best position within the current narrative should be sought, which is an essential condition for obtaining this freedom of action. The construction and reinforcement of narratives on the subject of PCE inspection should promote a positive attitude from the population, giving credibility to the actions of the various inspection teams in the area of operations. It is concluded that the practice of effective Strategic Communication actions in these operations should provide a profound transformation in the perceptive panorama of Brazilian society. The practice of the virtue strategy and its consequent exploitation in digital media will certainly play a leading role in strengthening and protecting the image of the Force. It is known that increasing the sense of security of the Brazilian population is one of the main purposes of the inspection system for controlled products. It is necessary to build and sustain a correct, transparent and timely narrative so that operating practices can have credibility, trust and freedom in the ideas of a society that trusts and has always trusted the Brazilian Army Institution, thus allowing the general public has a favorable perception of safety through the actions taken.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProdutos controlados pelo exércitopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectFiscalizaçãopt_BR
dc.subjectComunicação estratégicapt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectCredibilidadept_BR
dc.subjectEstratégia da virtudept_BR
dc.titleA fiscalização de produtos controlados, a comunicação estratégica e a sensação de segurança da população brasileirapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MO 0998 - MAURO José de Almeida Junior.pdf451,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.