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dc.contributor.advisorFukuyama, Masaharu-
dc.contributor.authorOliveira, Ernesto Ladeira-
dc.date.accessioned2017-10-11T19:38:21Z-
dc.date.available2017-10-11T19:38:21Z-
dc.date.issued1981-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ernesto Ladeira. Um método para racionalização dos fluxos de transporte de produtos primários. 1981. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/997-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981.pt_BR
dc.description.abstractÉ abordado neste trabalho o problema do transporte de um produto primário desde sua origem até os consumidores finais. Identifica-se um transporte inter-regional, entre os pontos de embarque e desembarque do produto localizados, respectivamente, nas regiões produtoras e consumidoras, e outro, intra-regional, entre os pontos de desembarque e os inúmeros consumidores finais. Esse transporte é feito através de eixos principais (ferrovias) e eixos secundários )rodoviais). Então, desenvolve-se um método para racionalizar estes fluxos de carga. O objetivo é minimizar os custos de transportes e de terminais envolvidos na operação do sistema. O problema do transporte inter-regional se reduz a determinação dos fluxos de custos mínimos entre um número de pequenos de origens e destinos. Este caso tem solução clássica, dada através da aplicação de algorítimos, tal como o de Hitchock. O problema do transporte intra-regional é determinar qual a configuração de terminais de transbordo que minimiza o custo total da distribuição. Para solução deste caso desenvolve-se um modelo matemático do tipo contínuo que permite, através de uma simples fórmula matemática, determinar a localização, zonas de serviço e número de terminais necessários ao longo de eixos principais de transporte. São apresentadas duas formas de tratamento: uma unidimensional, aplicável a regiões servidas por um único eixo principal de transporte, e outra bidimensional, aplicável a regiões servidas por inúmeros eixos radiais principais. Foi feita uma aplicação prática, através de um estudo de abastecimento de carvão vapor às indústrias da Região Sudeste. Mostra-se que a divisão em dois sub-sistemas e a escolha de modelos adequados permite um tratamento mais fácil, sem prejuízo para a solução final.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte de cargaspt_BR
dc.titleUm método para racionalização dos fluxos de transporte de produtos primáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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