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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/997
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fukuyama, Masaharu | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ernesto Ladeira | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-11T19:38:21Z | - |
dc.date.available | 2017-10-11T19:38:21Z | - |
dc.date.issued | 1981 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ernesto Ladeira. Um método para racionalização dos fluxos de transporte de produtos primários. 1981. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/997 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981. | pt_BR |
dc.description.abstract | É abordado neste trabalho o problema do transporte de um produto primário desde sua origem até os consumidores finais. Identifica-se um transporte inter-regional, entre os pontos de embarque e desembarque do produto localizados, respectivamente, nas regiões produtoras e consumidoras, e outro, intra-regional, entre os pontos de desembarque e os inúmeros consumidores finais. Esse transporte é feito através de eixos principais (ferrovias) e eixos secundários )rodoviais). Então, desenvolve-se um método para racionalizar estes fluxos de carga. O objetivo é minimizar os custos de transportes e de terminais envolvidos na operação do sistema. O problema do transporte inter-regional se reduz a determinação dos fluxos de custos mínimos entre um número de pequenos de origens e destinos. Este caso tem solução clássica, dada através da aplicação de algorítimos, tal como o de Hitchock. O problema do transporte intra-regional é determinar qual a configuração de terminais de transbordo que minimiza o custo total da distribuição. Para solução deste caso desenvolve-se um modelo matemático do tipo contínuo que permite, através de uma simples fórmula matemática, determinar a localização, zonas de serviço e número de terminais necessários ao longo de eixos principais de transporte. São apresentadas duas formas de tratamento: uma unidimensional, aplicável a regiões servidas por um único eixo principal de transporte, e outra bidimensional, aplicável a regiões servidas por inúmeros eixos radiais principais. Foi feita uma aplicação prática, através de um estudo de abastecimento de carvão vapor às indústrias da Região Sudeste. Mostra-se que a divisão em dois sub-sistemas e a escolha de modelos adequados permite um tratamento mais fácil, sem prejuízo para a solução final. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Transporte de cargas | pt_BR |
dc.title | Um método para racionalização dos fluxos de transporte de produtos primários | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
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