Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/996
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Willian Alberto de Aquino | - |
dc.contributor.author | Rosa Filho, Duarte de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-11T14:33:40Z | - |
dc.date.available | 2017-10-11T14:33:40Z | - |
dc.date.issued | 1980 | - |
dc.identifier.citation | ROSA FILHO, Duarte de Souza. Análise de tipos de ônibus urbanos e dimensionamento de frotas. 1980. 269 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1980. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/996 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1980. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda uma estratégia operacional para linhas de ônibus urbanos. Seu objetivo é definir uma metodologia de seleção e dimensionamento de frotas que consiste em obter os tipos de veículos e suas respectivas quantidades para uma linha, de forma a minimizar o custo operacional total por passageiro por quilômetro. Os tipos de veículos considerados são aqueles encontrados no mercado brasileiro, ou seja: o micro-ônibus, ônibus comum ou "standard", o ônibus com reboque ou "Romeu e Julieta" e o ônibus articulado. A metodologia proposta avalia os custos totais por passageiros por quilômetro através de um modelo simplificado de simulação de custos e operação para casos nos quais cada tipo de veículo opera sozinho e em combinação de 2 tipos de veículos operando conjuntamente na mesma linha. A frota é o padrão operacional ótimo e selecionado através da comparação dos custos correspondentes a cada caso. São levados em conta os efeitos da variação da demanda de viagens em função da hora do dia e sentido de operação (sentido dominante e não dominante), bem como a qualidade do serviço. Alguns outros fatores também são considerados, como a tarifa, a capacidade da via e terminais, etc. A aplicação realizada em uma linha existente mostrou que os custos operacionais podem ser significativamente reduzidos adotando a frota e o padrão ótimo de operação, determinados pela metodologia anterior. A flexibilidade dos dados de entrada, bem como o baixo custo da utilização da metodologia, permitem e qualificam seu uso ara testes práticos em qualquer localidade do país. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Transporte rodoviário | pt_BR |
dc.title | Análise de tipos de ônibus urbanos e dimensionamento de frotas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Duarte De Souza Rosa Filho .pdf | 6,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.