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dc.contributor.advisorPereira, Willian Alberto de Aquino-
dc.contributor.authorRosa Filho, Duarte de Souza-
dc.date.accessioned2017-10-11T14:33:40Z-
dc.date.available2017-10-11T14:33:40Z-
dc.date.issued1980-
dc.identifier.citationROSA FILHO, Duarte de Souza. Análise de tipos de ônibus urbanos e dimensionamento de frotas. 1980. 269 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1980.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/996-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1980.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda uma estratégia operacional para linhas de ônibus urbanos. Seu objetivo é definir uma metodologia de seleção e dimensionamento de frotas que consiste em obter os tipos de veículos e suas respectivas quantidades para uma linha, de forma a minimizar o custo operacional total por passageiro por quilômetro. Os tipos de veículos considerados são aqueles encontrados no mercado brasileiro, ou seja: o micro-ônibus, ônibus comum ou "standard", o ônibus com reboque ou "Romeu e Julieta" e o ônibus articulado. A metodologia proposta avalia os custos totais por passageiros por quilômetro através de um modelo simplificado de simulação de custos e operação para casos nos quais cada tipo de veículo opera sozinho e em combinação de 2 tipos de veículos operando conjuntamente na mesma linha. A frota é o padrão operacional ótimo e selecionado através da comparação dos custos correspondentes a cada caso. São levados em conta os efeitos da variação da demanda de viagens em função da hora do dia e sentido de operação (sentido dominante e não dominante), bem como a qualidade do serviço. Alguns outros fatores também são considerados, como a tarifa, a capacidade da via e terminais, etc. A aplicação realizada em uma linha existente mostrou que os custos operacionais podem ser significativamente reduzidos adotando a frota e o padrão ótimo de operação, determinados pela metodologia anterior. A flexibilidade dos dados de entrada, bem como o baixo custo da utilização da metodologia, permitem e qualificam seu uso ara testes práticos em qualquer localidade do país.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.titleAnálise de tipos de ônibus urbanos e dimensionamento de frotaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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