Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/993
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Duran, Tulio Hostilio Federico Arvelo | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Fátima Sobral | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-10T19:28:07Z | - |
dc.date.available | 2017-10-10T19:28:07Z | - |
dc.date.issued | 1982 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Fátima Sobral. Aspectos de transporte urbano na modificação dos horários de trabalho. 1982. 238 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1982. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/993 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1982. | pt_BR |
dc.description.abstract | São apresentadas diretrizes para gerar e para avaliar as alternativas de horários de trabalho considerando aspectos de transporte urbano coma finalidade de auxiliar o planejador de transporte urbano na seleção de alternativa mais adequada. Para elaborar estas diretrizes, foram analisados oito procedimentos utilizados para estudar o escalonamento dos horários de trabalho em localidades brasileiras e estrangeiras. Foram analisados, também, os resultados obtidos com a implantação do horário escalonado em sete localidades do exterior e cinco no Brasil. O procedimento de geração de alternativas de horários de trabalho consiste em variar o padrão de horário vigente, considerando aspectos de transporte urbano relevantes e aspectos legais e institucionais que possam restringir as possibilidades de modificação dos horários, de forma a evitar que pessoas e veículos cheguem e saiam simultaneamente em áreas congestionadas durante determinados períodos. O procedimento escolhido para avaliar "ex-antefacto" as alternativas de horários de trabalho foi o modelo de matriz eficácia, por permitir considerar a opinião dos vários segmentos sociais afetados por esta medida, direta ou indiretamente, e por permitir introduzir variáveis não monetarizáveis no processo de tomada de decisão. Finalmente, foi realizada um estudo de caso hipotético, que mostrou a exequibilidade do procedimento proposto para estudar o reescolamento dos horários de trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.title | Aspectos de transporte urbano na modificação dos horários de trabalho | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fátima Sobral Fernandes .pdf | 6,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.