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dc.contributor.advisorRodriguez, Paulo Sérgio Machado de Souza-
dc.contributor.authorMagalhães, David José Ahouagi Váz de-
dc.date.accessioned2017-10-09T19:57:41Z-
dc.date.available2017-10-09T19:57:41Z-
dc.date.issued1981-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, David José Ahouagi Vaz de. Sincronização de semáforos em um corredor urbano: desenvolvimento de um modelo simplificado. 1981. 250 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/990-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciências em Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981.pt_BR
dc.description.abstractNesta tese é apresentado um modelo simplificado para a sincronização de semáforos em uma via arterial urbana da qual são conhecidos os fluxos médios de tráfego. Este modelo, denominado SEMAF, inclui a determinação da duração do ciclo, dos tempos de verde e das defasagens de um plano de sinalização semafórica. O modelo SEMAF foi desenvolvido com o apoio de uma extensa revisão bibliográfica da experiência em programação de semáforos coordenados, no Brasil e países da América do Norte e Europa Ocidental. Com os dados que caracterizam um corredor urbano, diversas alternativas de programação semafórica são geradas pelo modelo SEMAF e avaliadas através de seu processo de simulação de tráfego. A partir dos resultados encontrados, é possível selecionar-se aquela programação semafórica que proporcionou um melhor desempenho do tráfego, em termos de minimização de atrasos e paradas para o sistema composto pela via principal e transversais. De modo a operacionalizar o modelo SEMAF, foi elaborado um programa em linguagem FORTRAN para utilização em computador de pequeno porte, com menos de 16 K bytes de memória central, tendo em vista a maior facilidade de acesso para este tipo de equipamento. A validação do processo de simulação de tráfego do modelo SEMAF foi realizada por meio da comparação dos atrasos e perdas calculados pelo mesmo, com os valores correspondentes medidos nas interseções sinalizadas de um corredor estudado. O funcionamento do modelo SEMAF é demonstrado através de aplicações com dados de duas vias arteriais da cidade de São Paulo. Os resultados encontrados indicaram a utilidade de modelo desenvolvidos nesta tese para obtenção de uma programação semafórica que proporcione melhorias nas condições de tráfego em um dado corredor urbano. Isto foi confirmado através da comparação desses resultados com aqueles obtidos pela aplicação do modelo TRANSYT/6.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.titleSincronização de semáforos em um corredor urbano : desenvolvimento de um modelo simplificadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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