Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Fernando Luiz Cumplido Mac Dowell da-
dc.contributor.authorMorais Neto, Gregório Coelho de-
dc.date.accessioned2017-10-09T18:40:59Z-
dc.date.available2017-10-09T18:40:59Z-
dc.date.issued1988-
dc.identifier.citationMORAIS NETO, Gregório Coelho de. Sistema decisório interativo para alocação de fluxos de carga. 1988. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1988.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/985-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciências em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1988.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver procedimentos que propiciem a alocação de fluxos de cargas militares, de forma a racionalizar os trabalhos do planejador militar e a atualização dos subsistemas de transportes disponíveis. Tais procedimentos compõem uma sistemática que, baseada em métodos de Tomada de Decisão com Objetivos Múltiplos, permite tratamento de objetivos conflitantes e incomensuráveis impostos por fatores tais como a situação de decisão vigente, a diversificação e características das cargas, as capacidades e características das cargas, as capacidades e características dos subsistemas de transportes, as imposições militares, etc; o Processo de Decomposição de Objetivos é utilizado para a identificação dos objetivos e dos seus atributos e unidades de medida; com o Método de Utilidade Associada, são avaliadas a segurança e a adequabilidade oferecidas por cada subsistema para cada tipo de carga; A Programação Linear com Objetivos Múltiplos é utilizada na modelagem da alocação dos fluxos de cargas militares considerando o tempo disponível para o transporte, as demandas de cada tipo de carga, os custos de transporte, a segurança e a adequabilidade de cada subsistema. Seguindo a modelagem proposta, é apresentado o Sistema Decisório Interativo para Alocação de Fluxos de Carga (SisDIn), Desenvolvido em linguagem Turbo Pascal, versão 4.0, com a finalidade de avaliar a entrada dos dados, gerenciar a aplicação da Programação Linear com Objetivos Múltiplos e interagir com o planejador, permitindo-lhe realizar o "trade-off", alterando os níveis de aspirações das metas, suas prioridades e suas ponderações. Como aplicação, é formulada uma situação hipotética para a qual são apresentadas as soluções de acordo com a sistemática descrita ao longo do trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte - Custospt_BR
dc.subjectTransporte de cargaspt_BR
dc.titleSistema decisório interativo para alocação de fluxos de cargapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseEste exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores.pt_BR
Aparece nas coleções:DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS
PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAJ QEM Gregório Coelho De Morais Neto .pdf3,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.