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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCampos, Vânia Barcellos Gouvêa-
dc.contributor.advisorGonçalves, Angelo Francisco Martins-
dc.contributor.authorD'Agosto, Márcio de Almeida-
dc.date.accessioned2017-10-09T16:35:02Z-
dc.date.available2017-10-09T16:35:02Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationD'AGOSTO, Márcio de Almeida. Avaliação do desempenho operacional de sistemas de transportes urbanos em vias segregadas. 1999. 346 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/980-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1999.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um procedimento para a avaliação do desempenho operacional de Sistemas de Transportes Urbanos em Vias Segregadas - STUVS. Uma aplicação do procedimento é desenvolvida sobre duas óticas de comportamento das variáveis envolvidas: (1) considerando o tratamento determinístico (modelo básico) e (2) considerando o tratamento pirobalístico (Modelo Completo). Paralelamente busca-se contribuir para um maior entendimento do comportamento operacional dos STUVS e como estes podem ser aproveitados para atender as necessidades da crescente demanda dos corredores de transportes das cidades brasileiras. Tanto o Modelo Básico como o Modelo Completo são compostos de dois terminais e três paradas intermediárias por sentido. Para o primeiro, as características físicas e operacionais das unidades de transporte - UT (composições formadas de um ou mais veículos), o comportamento do condutor, as chegada de passageiros nas estações, o embarque e o desembarque seguem um comportamento determinístico. Para o segundo, a via é cortada em duas interseções rodoviárias sinalizadas por semáforos de tempo fixo e as características físicas e operacionais das UT seguem comportamento probabilístico, de modo que variáveis como aceleração, desaceleração de operação e tempo de reação do condutor são descritas por distribuições de probabilidade Normais. As chegadas ocorrem seguindo um processo de Poisson, a distribuição dos passageiros pelas portas das UTs é não uniforme e os tempos de embarque e desembarque se comportam seguindo uma distribuição de probabilidade de Erlang com parâmetros que dependem do número de passageiros que embarca e desembarca. O procedimento sugerido, composto de oito etapas básicas, decorre da estruturação dos conceitos de avaliação do desempenho operacional obtidos através de pesquisa bibliográfica e adota primeiramente a análise matemática, complementada por simulação probabilística, através da aplicação e o aprimoramento de um programa desenvolvido em linguagem Turbo Pascal (Gonçalves, 1996). Como resultados identifica-se quais intervalos de "headway" podem ser programados de modo que seja atendida a demanda de passageiros e garantido o critério de progressão de cada uma das UTs com segurança e fluidez do tráfego, ou seja sem que uma cmposição venha a interferir no movimento de sua sucessora. Para cada um dos "headways" pertencentes ao intervalo de aplicação da programação pode-se determinar outros atributos do desempenham que caracterizam a operação das UTs (Velocidade operacional, tempo de viagem entre os terminais, atrasos e etc). A conjugação destes atributos indicara qual valor de "haedway" deverá ser o preferido para operação. A composição entre o Modelo Básico e o Modelo Completo permite determinar a influência do comportamento probabilístico na amplitude deste intervalo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho operacional de sistemas de transportes urbanos em vias segregadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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