Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/976
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lindgren, Carlos Ernesto da Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Marcos Bicalho dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-09T16:23:03Z | - |
dc.date.available | 2017-10-09T16:23:03Z | - |
dc.date.issued | 1979 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marcos Bicalho de. Retenção de trens unitários em pátios e terminais. 1979. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1979. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/976 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1979. | pt_BR |
dc.description.abstract | A retenção de trens em pátios e terminais se caracterizam atualmente como um dos maiores problemas das ferrovias brasileiras devido aos altos índices de paralisação do material rodante que vem sendo observados nos últimos tempos. Este fato vem comprometendo a eficiência das ferrovias em termos de sua rentabilidade e se construindo num entrave ao seu aproveitamento na solução de problemas nacionais emergentes como a redução do consumo de combustíveis derivados do petróleo. O presente trabalho consiste na proposição de uma metodologia para identificação e localização das causas básicas de retenção de trens unitários nos pátios e terminais, ao longo de uma rota de transportes, bem como para determinação da incidência destas retenções nos custos de transporte. Basicamente, esta metodologia compõe-se de rês partes: levantamento de dados, análise dos dados e cálculo dos custos de transporte e de retenção. Posteriormente, a metodologia desenvolvida é aplicada a um transporte específico realizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. por fim, com base nos resultados das aplicações práticas, são propostas medidas que visam a redução dos tempos de retenção de trens, tanto a nível do transporte analisado como a nível do transporte ferroviário em geral. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Transporte - Custos | pt_BR |
dc.title | Retenção de trens unitários em pátios e terminais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos Bicalho Dos Santos .pdf | 3,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.