Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/971
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sinay, Maria Cristina Fogliatti de | - |
dc.contributor.author | Gomes, José Júlio Prata | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-09T14:56:53Z | - |
dc.date.available | 2017-10-09T14:56:53Z | - |
dc.date.issued | 1984 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, José Júlio Prata. Racionalização do dimensionamento da superestrutura ferroviária e camada final de terraplanagem. 1984. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1984. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/971 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências em Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1984. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo fornecer ao meio técnico um instrumento prático para racionalizar o dimensionamento do conjunto superestrutura ferroviária e camada final de terraplanagem, independente da metodologia empregada para determinação do custo total anual e para o cálculo dos esforços e pressões que atuam nesse conjunto, associando os aspectos técnicos aos econômicos. Para atingir esse objetivo foi criado um modelo matemático de dimensionamento e um procedimento de racionalização das etapas envolvidas nesse processo e foi desenvolvido um programa para computador em linguagem Fortran que, empregando as técnicas de otimização de Hooke e Jeeves associado ao método das penalidades, permite a resolução numérica. Para demonstrar a utilização do modelo e procedimento foram desenvolvidas duas aplicações práticas, uma para ferrovia de transporte metropolitano e outra de carga. Finalmente conclusões sobre as potencialidades do trabalho foram extraídas assim como sugestões para futuros estudos apresentados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.title | Racionalização do dimensionamento da superestrutura ferroviária e camada final de terraplanagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Julio Prata Gomes .pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.