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dc.contributor.advisorSinay, maria Cristina Fogliatti de-
dc.contributor.authorBustamante, José de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-10-09T14:54:54Z-
dc.date.available2017-10-09T14:54:54Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.citationBUSTAMANTE, José de Carvalho. Alternativas econômicas de transporte marítimo de grandes sólidos dos países em desenvolvimento. 1997. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Sistemas e Computação/Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1997.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/970-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciências em Sistemas e Computação/Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1997.pt_BR
dc.description.abstractOs fluxos marítimos de granéis sólidos do comércio internacional experimentaram um crescimento vertiginoso a partir da década de 50. Considerando-se os seus cinco componentes mais importantes- minério de ferro, carvão mineral, soja, bauxita e rocha fosfática - no período de 1970 a 1994, o total movimentado passou de 448 milhões, com um incremento médio de 3,3% ao ano. Como consequência, para poder transportar com eficiência estes fluxos, o porte médio dos navios graneleiros novos teve que crescer continuamente ao longo do período. Assim de 26 mil toneladas de porte bruto em 1965, chegou-se a 99 mil toneladas em 1995, com um incremento anual de 4,4%. Estes fatos, por sua vez, pressionaram os países exportadores e importadores a terem de adequar seus terminais graneleiros aos calados dos novos navios, fato sempre de elevado investimento e frequentemente restrito pelas condições naturais dos litorais. O impacto deste problema de adequação porto-frota usuária na economia de produção e de exortação dos países fornecedores destas matérias primas, em geral pertencentes ao terceiro mundo, forçou a busca de soluções alternativas mais econômicas uma vez que não se podia excluir o uso de graneleiros de grande porte nestes fluxos por seus custos unitários de transporte muito mais baratos, chegando a ser da ordem de 50%. Como o frete marítimo tem grande incidência nos preços CIF destes produtos, que em sua quase totalidade são de baixo valor unitário, e o mercado é bastante competitivo, o problema passou a ser prioritários para esses países. Duas alternativas despontaram como promissoras: o "transshipment", ou seja a transferência ao longo da carga de navios de menor porte, com acesso aos terminais existentes de pouca profundidade, para os grandes graneleiros oceânicos, impedidos de atacar nesses terminais; ou o "topping", em que se carrega no terminal apenas parcialmente o graneleiro de porte e se completa o carregamento em ponto onde permita a profundidade, pelo sistema que for mais adequado às circunstâncias. A tese examina conceitualmente a economicidade destas alternativas, centrando-se no "trannshipment" devido aos óbices comerciais que restringem o "topping", analisando os componentes das fases de carga, transporte e descarga dos produtos. Como resultado, montou-se um programa computacional, que a partir dos dados atuais e dos previstos no no novo tipo de operação, estabelecesse para um dado fluxo a economicidade ou não de se executar o "transshipment". Para avaliação de sua aplicabilidade prática, fez-se seu uso em fluxos de soja em grão de Brasil e Argentina para a Europa, com pleno êxito, justificando seu emprego.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte aquaviáriopt_BR
dc.titleAlternativas econômicas de transporte marítimo de grandes sólidos dos países em desenvolvimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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