Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVogt, Manfred Bernhard-
dc.contributor.authorBrasil, Horácio Lucateli Costa-
dc.date.accessioned2017-10-06T14:12:31Z-
dc.date.available2017-10-06T14:12:31Z-
dc.date.issued1978-
dc.identifier.citationBRASIL, Horácio Lucateli Costa. Operação com uso de paradas não sucessivas para o ônibus urbano. 1978. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1978.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/961-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1978.pt_BR
dc.description.abstractO uso de paradas não sucessivas em linhas urbanas operadas por ônibus, é uma medida de carater complementar objetivando o aumento da eficácia do sistema. O modelo de operação, bem como os métodos de análise e avaliação, originalmente propostos por Vuchic, para ferrovias urbanas, carecem de adequações quando da aplicação para sistemas de ônibus urbanos. Destacam-se, dentre essas, os métodos para estimativa de tempo de transporte e a quantificação de movimentos de passageiros ao longo de uma linha. Desse tipo de operação o usuário se beneficia da redução dos tempos de transporte e dos tempos de espera quando a frota da operação convencional é mantida constante. No outro caso, quando a frota é reduzida em decorrência de manutenção do mesmo "headway" anterior, as vantagens são evidentemente para o operador que também é beneficiado pela primeira hipótese. O estudo de um caso específico chega a resultados satisfatórios para uma linha de ônibus proposta para funcionar com dispositivos de segregação de tráfego. Condicionantes assim, são preconizados para uma linha a ser operada em aradas não sucessivas com vistas a se obter maiores respostas do modelo empregado. A flexibilidade do modelo, bem como os baixos custos para sua implantação a curto prazo o qualificam para eventuais testes em linhas experimentais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.titleOperação com uso de paradas não sucessivas para o ônibus urbanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseEste exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores.pt_BR
Aparece nas coleções:DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS
PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Horácio Lucateli Costa Brasil .pdf3,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.