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dc.contributor.advisorCampos, Vânia Barcellos Gouvêa-
dc.contributor.authorMonteiro, Paulo Rogério da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-25T16:53:38Z-
dc.date.available2017-09-25T16:53:38Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Paulo Rogério da Silva. Gestão de tráfego com o uso de dispositivos eletrônicos de velocidade. 196 f. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/929-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2004.pt_BR
dc.description.abstractmaioria das grandes cidades brasileiras e mesmo muitas das cidades de porte médio, vem apresentando graves problemas nos seus sistemas de circulação e de transportes, que colaboraram com padrões inadequados de qualidade de vida. Muitas vezes, as velocidades estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro não são respeitadas, havendo dificuldades para sua fiscalização, gerando acidentes graves. Os dispositivos eletrônicos têm demonstrado eficiência na redução da velocidade, porém sua implantação não tem sido devidamente precedida por estudos de impactos no desempenho do tráfego. Na justificativa para sua implantação são enfatizados os aspectos positivos da sua utilização, a diminuição pontual da velocidade e dos índices de acidentes. Em contrapartida, são instalados sem que se saiba precisar, ao certo, quais impactos negativos (atrasos, aumento do tempo de viagem, ruídos, poluição, etc.) podem surgir a partir da sua implantação. Os dispositivos eletrônicos, nas suas mais diferentes formas construtivas, têm sido usados apenas com fins de fiscalização e segurança. O potencial destes equipamentos para coleta de informações detalhadas sobre o fluxo de tráfego não é aproveitado, impedindo a constituição de um importante banco de dados para subsidiar intervenções operacionais e estratégicas de curto, médio e longo prazos. Assim, esta dissertação tem por objetivo fazer um levantamento das características técnico-operacionais dos dispositivos eletrônicos de velocidade, das metodologias de análise e medição dos tempos de viagens urbanas de forma a subsidiar o desenvolvimento de um procedimento de gerenciamento do tráfego urbano utilizando as informações coletadas pelos dispositivos eletrônicos. _________________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT; Most of Brazilian big cities and even those medium sized cities have been presenting serious problems in the systems of transportation which have contributed to inadequate patterns of life style. The fact that the speed limit established by the Brazilian Traffic Code is not frequently obeyed added to the existence of difficulties in assuring its application result in serious accidents. Electronic devices have proved to be efficient as far as lowering speed is concerned. However, their implementation has not been preceded by adequate studies on their traffic impacts. In order to justify the implementation of the referred devices certain positive features including driving at low speed in determined parts of the road and fewer cases of accidents are emphasized. On the other hand, when those devices are installed no specific attention is paid to the negative effects they may cause (severe delay, longer travel time, noise, pollution, etc). The use of those electronic devices is limited to make sure that the speed limit is obeyed and also to safety purposes. This sort of equipment may provide much more assistance in case of the detailed data collection is taken advantage of. This means that the actual use one makes of the equipment in question hinders the development of an important data bank which is likely to generate operational and strategic interventions within short, medium and long periods. Therefore, the current dissertation aims at investigating the technical and operational aspects of the electronic-speedcontrolling devices as well as the methodology through which the urban travel time is analyzed. The mentioned investigation is motivated by an attempt to contribute to the development of procedures which may favor the organization of the urban traffic by making use of the data collected by those electronic devices.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectGestão de tráfegopt_BR
dc.titleGestão de tráfego com o uso de dispositivos eletrônicos de velocidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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