Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/929
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Campos, Vânia Barcellos Gouvêa | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Paulo Rogério da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-25T16:53:38Z | - |
dc.date.available | 2017-09-25T16:53:38Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Paulo Rogério da Silva. Gestão de tráfego com o uso de dispositivos eletrônicos de velocidade. 196 f. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/929 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
dc.description.abstract | maioria das grandes cidades brasileiras e mesmo muitas das cidades de porte médio, vem apresentando graves problemas nos seus sistemas de circulação e de transportes, que colaboraram com padrões inadequados de qualidade de vida. Muitas vezes, as velocidades estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro não são respeitadas, havendo dificuldades para sua fiscalização, gerando acidentes graves. Os dispositivos eletrônicos têm demonstrado eficiência na redução da velocidade, porém sua implantação não tem sido devidamente precedida por estudos de impactos no desempenho do tráfego. Na justificativa para sua implantação são enfatizados os aspectos positivos da sua utilização, a diminuição pontual da velocidade e dos índices de acidentes. Em contrapartida, são instalados sem que se saiba precisar, ao certo, quais impactos negativos (atrasos, aumento do tempo de viagem, ruídos, poluição, etc.) podem surgir a partir da sua implantação. Os dispositivos eletrônicos, nas suas mais diferentes formas construtivas, têm sido usados apenas com fins de fiscalização e segurança. O potencial destes equipamentos para coleta de informações detalhadas sobre o fluxo de tráfego não é aproveitado, impedindo a constituição de um importante banco de dados para subsidiar intervenções operacionais e estratégicas de curto, médio e longo prazos. Assim, esta dissertação tem por objetivo fazer um levantamento das características técnico-operacionais dos dispositivos eletrônicos de velocidade, das metodologias de análise e medição dos tempos de viagens urbanas de forma a subsidiar o desenvolvimento de um procedimento de gerenciamento do tráfego urbano utilizando as informações coletadas pelos dispositivos eletrônicos. _________________________________________________________________________________ | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT; Most of Brazilian big cities and even those medium sized cities have been presenting serious problems in the systems of transportation which have contributed to inadequate patterns of life style. The fact that the speed limit established by the Brazilian Traffic Code is not frequently obeyed added to the existence of difficulties in assuring its application result in serious accidents. Electronic devices have proved to be efficient as far as lowering speed is concerned. However, their implementation has not been preceded by adequate studies on their traffic impacts. In order to justify the implementation of the referred devices certain positive features including driving at low speed in determined parts of the road and fewer cases of accidents are emphasized. On the other hand, when those devices are installed no specific attention is paid to the negative effects they may cause (severe delay, longer travel time, noise, pollution, etc). The use of those electronic devices is limited to make sure that the speed limit is obeyed and also to safety purposes. This sort of equipment may provide much more assistance in case of the detailed data collection is taken advantage of. This means that the actual use one makes of the equipment in question hinders the development of an important data bank which is likely to generate operational and strategic interventions within short, medium and long periods. Therefore, the current dissertation aims at investigating the technical and operational aspects of the electronic-speedcontrolling devices as well as the methodology through which the urban travel time is analyzed. The mentioned investigation is motivated by an attempt to contribute to the development of procedures which may favor the organization of the urban traffic by making use of the data collected by those electronic devices. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Gestão de tráfego | pt_BR |
dc.title | Gestão de tráfego com o uso de dispositivos eletrônicos de velocidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_Paulo Rogério Da Silva Monteiro.pdf | 3,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.