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dc.contributor.advisorCury, Marcus Vinicius Quintella-
dc.contributor.authorCosta, Fernando Munis Barretto Mac Dowell-
dc.date.accessioned2017-09-19T16:58:39Z-
dc.date.available2017-09-19T16:58:39Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationCOSTA, Fernando Munis Barretto Mac Dowell. Modelo econômico-operacional para otimização dos custos portuários do Terminal de minério de ferro da Ilha de Guaíba - TIG: caso Minerações Brasileiras Reunidas – MBR. 2006. 315 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/916-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.description.abstractA importância do desenvolvimento tecnológico mundial ao longo de sua história se deve basicamente pela extração do minério de ferro, principal matéria prima do aço, e seu beneficiamento, fabricado pelas siderúrgicas nacionais e mundiais, sendo assim, de grande importância para a humanidade. No Brasil a exploração das riquezas minerais vem crescendo principalmente pautada nos mercados da China, Japão e da União Européia. Um investimento maciço em estudos geotécnicos está sendo realizado para o descobrimento de novas jazidas (minas), ampliando a capacidade nacional de extração. Devido a este boom no setor de extração mineral brasileira fica cada vez mais clara a importância da logística para o escoamento deste “commodity”, principalmente na ponta desta cadeia, ou seja, o terminal portuário. O objetivo desta dissertação é fornecer subsídios que auxiliem no processo de tomada de decisão, visando a alocação e realocação dos investimentos, no caso de terminais portuários de minério de ferro. Desta forma, aponta-se à criação de um modelo econômico-operacional para otimização dos custos portuários no Terminal da Ilha de Guaíba – TIG concedido à empresa Minerações Brasileiras Reunidas – MBR. O modelo econômico-operacional, proposto neste estudo está alicerçado por 3 (três) sub-modelos: o do complexo porto x navio, o do armazenamento e o do ferro x terminal, os quais são adaptações do Modelo Mac Dowell. Em uma pesquisa bibliográfica realizada no exterior pelo Centro de Documentação da PETROBRÁS-RJ, em 1995, mostrou que nos 550 artigos envolvendo a Programação Linear por Objetivos Múltiplos, nenhum deles apresentou o procedimento desenvolvido no Modelo Mac Dowell. Entre os anos de 2001 e 2004, o Modelo Mac Dowell, sofreu adequações e foi aplicado em diversos projetos, como por exemplo, em 2001, para a Agência Nacional de Petróleo – ANP, na elaboração do estudo denominado, “Manual Técnico para Arbitragem de Tarifa em Terminais Marítimios” e em 2004, para a Autoridade Portuária do Porto de São Francisco do Sul, governo de Santa Catarina, cuja aplicação resultou no estudo intitulado “Estudo Sistêmico para Avaliação de Implantação de Terminal de Granéis”. Devido à flexibilidade deste modelo e por tratar de problemas reais, sempre visando a tomada de decisão, o Modelo Mac Dowell foi escolhido como base conceitual para o desenvolvimento deste estudo. ______________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The importance of the world technological development throughout its history is basically due to the extraction of the iron ore and its improvement which is the main raw material of the steel, manufactured by the world and national steel industries and there fore being a great importance for humanity In Brazil the exploitation of the mineral wealth has been growing mainly based on the markets of China, Japan and the European Union. A solid investment is being carried out for the discovery of new fields (mines), expanding the national capacity of extraction. Due to this boom in the brazilian sector of mineral extraction is more and more clear the importance of logistic for the flow of this “commodity”, mainly the tip of this chain which is the dock terminal. The objective of this dissertation is to provide subside to help in the process of decision making focusing on the alocation as well as re-alocation of investments, in case of dock terminals of iron ore. Thus, this objective, points out to the creation of an economic-operational model for the optimization of the dock costs in the Terminal of the Island of Guaíba – TIG granted by the company Minerações Brasileiras Reunidas – MBR. The economics-operation Model is consolidated by 3 (three) sub-models: the complex port x vessel; storage and railroad x terminal, whose adaptations are of Mac Dowell Model. The Center of Documentation of PETROBRÁS –RJ, showed in a bibliographical research, overseas, in 1995, that in the 550 (five hundred and fifty) articles involving the linear programming by multiple objectives none of them presented the procedure developed in MAC DOWELL MODEL. From 2001 to 2004, the Mac Dowell Model, suffered adaptations and was applied TO many projects, such as, the Agência Nacional de Petróleo – ANP, in 2001; the elaboration of the study named, “Manual Técnico para Arbitragem de Tarifa em Terminais Marítimios” and also the Dock Authority of the Port of São Francisco do Sul, government of Santa Catarina in 2004, whose application resulted in “Estudo Sistêmico para Avaliação de Implantação de Terminal de Granéis”. Due to the flexibility of this model and for dealing with real problems, always focusing on decision making, Mac Dowell Model was chosen as conceptual base for the development of this study.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTerminal portuáriopt_BR
dc.titleModelo econômico-operacional para otimização dos custos portuários do Terminal de minério de ferro da Ilha de Guaíba - TIG : caso Minerações Brasileiras Reunidas – MBRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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