Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sinay, Maria Cristina Fogliatti | - |
dc.contributor.author | Torracca, Nelson Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T16:14:28Z | - |
dc.date.available | 2017-09-19T16:14:28Z | - |
dc.date.issued | 1996 | - |
dc.identifier.citation | TORRACA, Nelson Antonio. Produtividade e qualidade do sistema de transporte ferroviário de cargas. 1996. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Sistemas de Computação) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1996. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/911 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências em Sistemas de Computação) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1996. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um procedimento que permita maximizar a produtividade de um sistema ferroviário de cargas, aqui definida como sendo sua rentabilidade, sujeita a restrições de qualidade vistas pela ótica dos clientes. É realizada uma revisão bibliográfica que mostra a evolução e a importância do Sistema Ferroviário Brasileiro, bem como dos conceitos de qualidade e produtividade. Em seguida, estudou-se alguns parâmetros indicadores de produtividade e seus interrelacionamentos a fim de que pudessem ser extraídos desses indicadores as variáveis dependentes e os parâmetros de entrada que integram o procedimento proposto. A qualidade é tratada através dos atributos disponibilidade, confiabilidade e segurança sendo o que apenas o primeiro atributo, por possuir uma representação analítica através da demanda por unidade de tempo, foi incluído no procedimento supracitado. Finalmente, a rentabilidade, diferença entre receitas e custos do transporte, é calculada em função das frequências dos trens que são as variáveis de decisão do problema. Uma aplicação deste procedimento é desenvolvida com o objetivo de mostrar a potencialidade do mesmo como útil ferramenta gerencial. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Transporte de cargas | pt_BR |
dc.title | Produtividade e qualidade do sistema de transporte ferroviário de cargas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nelson Antonio Torracca .pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.