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dc.contributor.advisorCampos, Vânia Barcellos Gouvêa-
dc.contributor.authorMonteiro, Fernanda Borges-
dc.date.accessioned2017-09-19T16:13:48Z-
dc.date.available2017-09-19T16:13:48Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Fernanda Borges. Avaliação de espaços urbanos para pedestres e ciclistas visando a integração com o transporte de massa. 2011. 236 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/910-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.description.abstractUma das bases principais da mobilidade sustentável é o transporte não motorizado, isto é, o deslocamento por bicicletas ou a pé. Estes modos de transporte além de promoverem uma melhor qualidade ambiental, também, possibilitam um ganho em saúde e qualidade de vida. Assim, é importante que se procure identificar os fatores dentro do ambiente urbano que possam incentivar este tipo de deslocamento, principalmente nas viagens pendulares. A motivação para este estudo surgiu em função da atratividade que existe para o uso de um transporte púbico rápido, como o Metro, cujo usuário pode fazer uma integração por outro modo de transporte ou utilizando viagens a pé ou por bicicletas. Dentro deste contexto, este trabalho tem por objetivo propor um procedimento para analisar os espaços urbanos para pedestres e ciclistas no acesso a estações de transporte de massa, caracterizando este fenômeno a partir de um conjunto de indicadores baseados em estudos das metodologias existentes e numa pesquisa com usuários do Metrô. Utilizando-se um processo de medição e quantificação dos indicadores foi possível caracterizar os espaços urbanos através de mapas utilizando uma plataforma de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), desta forma foi possível conhecer os aspectos e as relações do transporte não-motorizado com o meio urbano. Uma aplicação do procedimento foi realizada em duas regiões do município do Rio de Janeiro, com características bastante diferentes. Esta aplicação possibilitou avaliar o procedimento como ferramenta de análise dos espaços para pedestres e ciclistas no entorno de estações de transporte de massa. _______________________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: One of the main pillars of sustainable mobility is non-motorized transport, ie the displacement on bicycles or on foot. These modes not only promote a better quality environment also enables a gain in health and quality of life. It is therefore important to seek to identify the factors within the urban environment that can stimulate this type of motion, especially in commuting trips. The motivation for this study arose due to the attraction that exists for the use of pubic transport a fast, like Metro, which the user can make an integration by another mode of transportation or travel on foot or using a bicycle. Within this context, this paper aims to propose a procedure for analyzing the urban spaces for pedestrians and cyclists access to mass transit stations, characterizing this phenomenon from a set of indicators based on studies of existing methodologies and a survey of Metro users. Using a process of measurement and quantification of indicators has been possible to characterize the urban spaces through the maps using a platform of Geographic Information Systems (GIS), so it was possible to know the aspects of relations and non-motorized transport means with the urban. An application of the procedure was performed in two regions of the municipality of Rio de Janeiro, with quite different characteristics. This application allowed us to evaluate the procedure as a tool for analysis of spaces for pedestrians and cyclists in the vicinity of mass transit stations.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleAvaliação de espaços urbanos para pedestres e ciclistas visando a integração com o transporte de massapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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