Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/909
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sinay, Maria Cristina Fogliatti | - |
dc.contributor.author | Bruns, Rafael de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T16:12:41Z | - |
dc.date.available | 2017-09-19T16:12:41Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | BRUNS, Rafael de. Adequabilidade de terminais rodo-ferroviários para o Sistema RoadRailer. 2002. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engrenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/909 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engrenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2002. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta inicialmente um perfil da matriz de transporte brasileira, como foco nos modais rodoviário e ferroviário, e analisando seus aspectos positivos e negativos a partir de um estudo realizado por profissionais da área de planejamento e operação em transportes. A seguir, foi elaborada uma análise sobre terminais ferroviários de transbordo, estruturando-os em setores, a saber: ferroviário, rodoviário e de suporte. A estruturação foi feita com o intuito de descrever os itens necessários para a adequação de cada setor, visualizando as transformações que devem ocorrer para tornar os terminais aptos a receber o sistema RoadRailer. Um capítulo específico trata dos custos associados a cada item de adequação, fornecendo subsídios para um estudo econômico de adaptação e/ou implantação. Por fim, há um estudo conclusivo da adequação de terminais ferroviário ao sistema RoadRailer, bem como uma avaliação dos impactos da aplicabilidade do sistema à realidade brasileira, com sugestões para estudos futuros. ___________________________________________________________________________ | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This paper begins with a analysis of the Brazilian transportation profile based on a study done by study carried, focusing the road and railroad systems, and considering their positive and negative aspects. After that, the railroad cargo terminals are analyzed and structured in three areas: railroad, road and support. This structure was established to describe the items that need to be transformed in each sector, to adequate those terminals to the RoadRailer system. There is a chapter that especially deals with costs associated to each item, which can help in a future economic study for adaptation and/or implantation. At the end, there is a conclusive study for railroad terminals’ adaptation to the RoadRailer system, as well an evaluation of impacts on the system’s application in Brazil and suggestions for future studies. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Terminal ferroviário | pt_BR |
dc.title | Adequabilidade de terminais rodo-ferroviários para o Sistema RoadRailer | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitidas a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do(s) autor (es) e do(s) orientador (es). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafael De Bruns .pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.