Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/908
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes, Luiz Antônio Silveira | - |
dc.contributor.author | Silva Júnior, Orivalde Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T16:12:03Z | - |
dc.date.available | 2017-09-19T16:12:03Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, Orivalde Soares da. Roteirização de veículos de carga com múltiplos depósitos em sistema de informação geográfica livre. 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/908 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo contribuir para o gerenciamento da logística de distribuição física de produtos, buscando uma maior eficiência e produtividade na roteirização de veículos com múltiplos depósitos apoiada por um Sistema de Informação Geográfica (SIG) livre.Em um processo de distribuição, devem ser consideradas as características físicas e operacionais da empresa como: múltiplos depósitos, restrições de carga e volume dos veículos e depósitos, de limite de jornada de trabalho, de tempo de descarga no cliente, assim como restrições do sistema viário. Estes fatores, entre outros, tornam o processo de roteirização bastante complexo, necessitando-se de ferramentas que auxiliem a tomada de decisão. Com esta constatação, nesta dissertação apresenta-se o desenvolvimento de uma ferramenta computacional a partir do procedimento desenvolvido. A ferramenta computacional foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação Java dentro do paradigma de orientação a objetos. Esta ferramenta foi concebida como um plugin do SIG livre OpenJUMP, o qual permite a associação de um banco de dados a um mapa georreferenciado, facilitando o cadastramento dos clientes e a visualização das rotas geradas. Para ilustrar o procedimento e o protótipo desenvolvido, foi realizado um estudo de caso com uma empresa do setor alimentício. Este permitiu demonstrar, além da aplicabilidade do procedimento, a potencialidade do mesmo, em fornecer subsídios à tomada de decisão por parte de seus operadores. Além disto, validou-se o protótipo desenvolvido através da comparação dos resultados obtidos com um software comercial chamado TransCAD, a qual demonstrou que o protótipo permite a obtenção de soluções com menores custos. ________________________________________________________________________________________ | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The objective of this dissertation is to contribute to the management of the products load distribution logistics in urban area, looking for a major efficiency and productivity in the multi-depot vehicle routing based by a open source Geographic Information System (GIS). In a process of physical distribution, there are considers the characteristics physical of the firm such as: multi-depot; restrictions of load and capacity in the vehicles and depots; maximum work time; limit of download time in the client; such as restrictions of road system. These factors, among others, contribute to make the process of routing a complex one, needing then, tools to assist the decision making process. With this evidence, this work presents the development of a computational tool for the developed procedure. The computational tool was developed using the Java programming language with in side oriented object paradigm. This tool was created like a plugin of the open GIS OpenJUMP, which permit the associates a data base to a map, easing the identification of the customers and depots, and the visualization of the generated routes. To illustrate the procedure and the prototype developed, a case study was realized with a firm of aliment sector. This was very important for demonstrating the applicability of the procedure and the potential for providing subsidies for the decision making process of an operators. There more, the prototype was valid across of obtained results compare of commercial software TransCAD, which demonstrated that the prototype permit obtain solutions with smaller costs. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Transporte de cargas | pt_BR |
dc.title | Roteirização de veículos de carga com múltiplos depósitos em sistema de informação geográfica livre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Orivalde Soares Da Silva Júnior.pdf | 4,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.