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dc.contributor.advisorLopes, Luiz Antônio Silveira-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Orivalde Soares da-
dc.date.accessioned2017-09-19T16:12:03Z-
dc.date.available2017-09-19T16:12:03Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Orivalde Soares da. Roteirização de veículos de carga com múltiplos depósitos em sistema de informação geográfica livre. 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/908-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo contribuir para o gerenciamento da logística de distribuição física de produtos, buscando uma maior eficiência e produtividade na roteirização de veículos com múltiplos depósitos apoiada por um Sistema de Informação Geográfica (SIG) livre.Em um processo de distribuição, devem ser consideradas as características físicas e operacionais da empresa como: múltiplos depósitos, restrições de carga e volume dos veículos e depósitos, de limite de jornada de trabalho, de tempo de descarga no cliente, assim como restrições do sistema viário. Estes fatores, entre outros, tornam o processo de roteirização bastante complexo, necessitando-se de ferramentas que auxiliem a tomada de decisão. Com esta constatação, nesta dissertação apresenta-se o desenvolvimento de uma ferramenta computacional a partir do procedimento desenvolvido. A ferramenta computacional foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação Java dentro do paradigma de orientação a objetos. Esta ferramenta foi concebida como um plugin do SIG livre OpenJUMP, o qual permite a associação de um banco de dados a um mapa georreferenciado, facilitando o cadastramento dos clientes e a visualização das rotas geradas. Para ilustrar o procedimento e o protótipo desenvolvido, foi realizado um estudo de caso com uma empresa do setor alimentício. Este permitiu demonstrar, além da aplicabilidade do procedimento, a potencialidade do mesmo, em fornecer subsídios à tomada de decisão por parte de seus operadores. Além disto, validou-se o protótipo desenvolvido através da comparação dos resultados obtidos com um software comercial chamado TransCAD, a qual demonstrou que o protótipo permite a obtenção de soluções com menores custos. ________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The objective of this dissertation is to contribute to the management of the products load distribution logistics in urban area, looking for a major efficiency and productivity in the multi-depot vehicle routing based by a open source Geographic Information System (GIS). In a process of physical distribution, there are considers the characteristics physical of the firm such as: multi-depot; restrictions of load and capacity in the vehicles and depots; maximum work time; limit of download time in the client; such as restrictions of road system. These factors, among others, contribute to make the process of routing a complex one, needing then, tools to assist the decision making process. With this evidence, this work presents the development of a computational tool for the developed procedure. The computational tool was developed using the Java programming language with in side oriented object paradigm. This tool was created like a plugin of the open GIS OpenJUMP, which permit the associates a data base to a map, easing the identification of the customers and depots, and the visualization of the generated routes. To illustrate the procedure and the prototype developed, a case study was realized with a firm of aliment sector. This was very important for demonstrating the applicability of the procedure and the potential for providing subsidies for the decision making process of an operators. There more, the prototype was valid across of obtained results compare of commercial software TransCAD, which demonstrated that the prototype permit obtain solutions with smaller costs.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte de cargaspt_BR
dc.titleRoteirização de veículos de carga com múltiplos depósitos em sistema de informação geográfica livrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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