Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCampos, Vânia Barcellos Gouvêa-
dc.contributor.authorLucas Junior, Roberto-
dc.date.accessioned2017-09-18T19:39:21Z-
dc.date.available2017-09-18T19:39:21Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationLUCAS JUNIOR, Roberto. Metodologia para implantação de pedágio urbano. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/907-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação propõe-se uma metodologia para a implantação de pedágio urbano. O pedágio urbano é um sistema de pedágio onde uma grande área central de uma cidade é delimitada através da instalação de um tipo de cobrança nas vias de acesso a esta área utilizando para isso um sistema eletrônico. Para tal, foi realizada uma pesquisa sobre as cidades que já o adotaram e as tecnologias em ITS utilizadas no pedágio urbano. Deseja-se com esta implantação, ao mesmo tempo, reduzir o número de automóveis trafegando nas vias, melhorar as condições ambientais e gerar receita para investimentos em transportes. A Cidade do Rio de Janeiro foi utilizada em um estudo de caso, onde a metodologia foi aplicada, simulando todas as etapas necessárias para a implantação do pedágio urbano, mostrando o seu funcionamento, resultados e benefícios trazidos para a cidade.____________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: In this dissertation is proposed a methodology for the implantation of a congestion charging. The congestion charging is a toll system that charge a large central area of a city using an electronic system. For such, it was made a research about the cities that adopted it and the ITS technology used in congestion charging. The objective of this implantation is, in the same time, reduce the traffic of cars, improve the environment conditions and create money to be invested in transports. The city of Rio de Janeiro was used in a study case, where the methodology was used, simulating all the necessary stages for the implantation of congestion charging, showing its functioning, results and benefits for the city.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.titleMetodologia para implantação de pedágio urbanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseEste exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores.pt_BR
Aparece nas coleções:DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS
PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberto Lucas Junior .pdf93,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.