Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/901
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cordovil, Carlos Augusto Guimarães | - |
dc.contributor.author | Barra, André Luiz de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-12T17:05:26Z | - |
dc.date.available | 2017-09-12T17:05:26Z | - |
dc.date.issued | 1981 | - |
dc.identifier.citation | BARRA, André Luiz de Oliveira. Modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais. 1981. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Transporte) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/901 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências em Transporte) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um modelo para alocar frotas de ônibus em terminais, de modo que venham a atender uma programação de horários previamente fixada. O estudo foi desenvolvido para que após definidas as frequências com que a linha deve operar para atender à demanda, possa ter meios eficientes de programar a operação da frota para cumprir os horários previstos. A dificuldade atualmente encontrada é que a alocação através do diagrama espaço-tempo, demanda um excessivo trabalho para a sua elaboração, e para linhas que apresentam frequências elevadas torna-se praticamente impossível a sua confecção, e inviável para o poder público programar as operações das linhas sob sua responsabilidade. O modelo realiza o acompanhamento dos ônibus durante toda a operação diária, e determina o número de veículos e de viagens necessárias para operar a linha, além das distribuições de viagens e de quilometragens por veículo alocado. A aplicação do modelo poderá ser tanto pelo poder público, quanto pelas empresas operadoras, permitindo avaliar o efeito de medidas que venham a ser tomadas em termos de operação e de custo. | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Transporte rodoviário | pt_BR |
dc.title | Modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
André Luiz De Oliveira Barra .pdf | 6,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.