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dc.contributor.advisorGuimarães, Antônio Carlos Rodrigues-
dc.contributor.advisorVasconcellos, Carlos Alexandre Bastos de-
dc.contributor.authorSantos, Paulo José Café Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2017-09-06T16:49:31Z-
dc.date.available2017-09-06T16:49:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, Paulo José Café Ribeiro dos. Utilização de deflectômetro de peso leve (LWD) em pavimento rodoviário. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes). – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/899-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho são apresentados valores de conversão (K) entre os módulos de elasticidade obtidos do equipamento deflectométrico LWD (Light Weight Deflectometer) e os módulos resilientes (MR) gerados pelo ensaio em laboratório Triaxial Dinâmico de Cargas Repetidas, em solo laterítico utilizado na camada de regularização do terrapleno (subleito) na obra de implantação do Arco Metropolitano - BR-493/RJ-109, no Rio de Janeiro. Foram estudados e ensaiados com LWD três trechos em obra de pavimentação, duas no Arco Metropolitano, utilizando juntamente com Viga Benkelman e uma em Guaratiba, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, todos após a etapa de compactação em proctor intermediário. Das amostras colhidas nas atividades de campo, foram realizados ensaios de caracterização, MCT expedito das pastilhas, Compactação e Triaxial Dinâmico de Cargas Repetidas. Este último apresentou resultados de módulo resiliente (MR) versus tensão desvio (σd), em modelos argilosos e composto, produzindo fórmulas e fatores de resiliência do material estudado (K1, K2 e K3). Através da análise detalhada dos parâmetros de deflexão e deformação elástica (ELWD) geradas instantaneamente em campo pelo uso do LWD, pode-se avaliar o comportamento mecânico de resistência e deformabilidade da camada executada. Com os valores encontrados nas atividades de campo com utilização do LWD de deformação elástica (ELWD) e os valores obtidos de Módulo Resiliente (MRLAB) nos ensaios em laboratório de Triaxial de Cargas Repetidas, chegou-se a um fator de conversão (K) entre as situações campo/laboratório de aproximadamente 2,5 para o solo argiloso laterítico (LG’). __________________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: In this work, are presented the conversion values (K) between the moduli of elasticity obtained from the deflectometer equipment LWD (Light Weight Deflectometer) and resilient modules (MR) generated by the laboratory test, Dynamic Triaxial Repeated Load in laterite soil used in the layer regularization of the embankment (subgrade) in the work of implementing the Metropolitan Ring - BR- 493 / RJ-109, in Rio de Janeiro. Were studied and tested with LWD three sections in the work of paving, two on the ring road, along with using Benkelman Beam and one in Guaratiba, west of the city of Rio de Janeiro, all after the intermediate proctor compaction. With the samples collected in field activities, characterization tests were performed, MCT expedited, Compaction, and Dynamic Triaxial Repeated Load. This latter presented results of resilient modulus (MR) versus deviation voltage (σd), on models clay and composite, producing formulas and resilience factors of the studied material (K1, K2 and K3). Through detailed analysis of the parameters deflection and elastic deformation (ELWD), generated on field, instantaneously by the use of LWD, one can evaluate the mechanical behavior and deformation of the executed resistance layer. With the values found in field activities with the use of LWD elastic deformation (ELWD) and the values obtained Resilient Module (MRLAB) in trials of Triaxial Repeated Load laboratory, we have reached a conversion factor (K) between situations field/laboratory, of approximately 2,5 for the lateritic clay soil (LG ').en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectConcreto asfálticopt_BR
dc.titleUtilização de deflectômetro de peso leve (LWD) em pavimento rodoviáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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