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dc.contributor.advisorLopes, Luiz Antônio Silveira-
dc.contributor.authorMartins, Luiz Fernando Ferreira-
dc.date.accessioned2017-09-06T14:18:10Z-
dc.date.available2017-09-06T14:18:10Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMARTINS, Luiz Fernando Ferreira. Roteirização de veículos de cargas perecíveis usando sistema de informações geográficas. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/895-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2011pt_BR
dc.description.abstractO problema de roteirização de veículos de cargas perecíveis é uma especialização do problema tradicional de roteirização, pois apresenta uma restrição quanto à de janela de tempo de viagem, sendo esta, diretamente relacionada às características do produto, condições de produção e armazenamento. Este tipo de operação se não for bem administrado, pode causar enormes prejuízos através da anulação parcial ou completa das cargas transportadas fora do prazo. Este problema em particular não apresenta soluções simples e imediatas que podem ser implementadas com as ferramentas tradicionais, então, para contorná-lo, utilizam-se artifícios que impactam na qualidade e nos custos (mais instalações de armazenagem e/ou aumento impróprio da frota utilizada através do dimensionamento inadequado provocado pela roteirização ineficaz). O estudo do problema abordado apresenta uma estratégia para solucioná-lo e utiliza um sistema de informações geográficas (SIG). Através dos SIGs é possível trabalhar com dados geográficos complexos, estabelecer relações lógicas entre eles e definir redes geométricas. Apesar de todo o potencial de uma ferramenta SIG, ainda não é possível obter uma solução ótima utilizando somente suas funcionalidades nativas, então, um procedimento é proposto para ser implementado no SIG, a fim de resolver o problema apresentado, atendendo todas as restrições estabelecidas. Através dos métodos propostos implementados no SIG, pode-se obter resultados que demonstram que é possível reduzir os custos atuais da frota de veículos e garantir ou melhorar o nível de serviço atual através de uma programação eficiente da operação de transportes. __________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The problem of Vehicle Routing Perishable Cargo is a specialization within the traditional vehicle routing problems, because it presents delivery Time Window constraints, which is directly related to product characteristics and to the conditions of production and storage. This type of operation if not well managed, can cause huge losses by partial or complete cancellation of the loads delivered out of time. This particular problem has no simple and immediate solutions that can be implemented with traditional tools, then to bypass it, we use devices which have impact on cost and quality (more storage and / or improper increase of the fleet used due to the inadequate scaling caused by ineffective routing). The study of the problem at hand presents a strategy for solving it and uses a geographic information system (GIS). Through the GIS it is possible to work with complex geographic data, establish logical relationships among them and define geometric networks. Despite all the potential of a GIS tool, it is not yet possible to obtain an optimal solution using only their native features; therefore, it is proposed a procedure to be implemented in the GIS in order to solve the problem presented, thus meeting all the constraints established. Through the proposed methods implemented in GIS, one can obtain results that show that it is possible to reduce current vehicle fleet costs and ensure or improve the current service level through efficient transportation operation programming.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCarga perecívelpt_BR
dc.subjectTransporte de cargaspt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleRoteirização de veículos de cargas perecíveis usando sistema de informações geográficaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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