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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Ben-Hur de Albuquerque e | - |
dc.contributor.author | Romeiro Júnior, Celso Luiz dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-05T13:37:38Z | - |
dc.date.available | 2017-09-05T13:37:38Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | ROMEIRO JÚNIOR, Celso Luiz dos Santos. Avaliação do desempenho do pavimento flexível de uma via do Rio de Janeiro: contribuição a um sistema de gerência de pavimentos. 2014. 119 f. Dissertação ( Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/887 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | As agências administradoras de rodovias, sejam públicas ou privadas, têm o grande desafio de manter a malha rodoviária sob sua responsabilidade em boas condições de tráfego e segurança, com a otimização de custos de manutenção e recuperação do pavimento. Desse modo, os Sistemas de Gerência de Pavimento (SGP) surgem como uma técnica gerencial que dispõem de ferramentas técnicas de apoio à decisão para uma melhor administração da malha. Para o desenvolvimento de um SGP é necessário a prévia montagem de um banco de dados confiável, pois todas as análises serão feitas baseadas nesse arquivo. O desenvolvimento de um Modelo de Previsão de Desempenho é uma das análises realizadas baseadas naquele banco de dados e procura prever, através de modelos matemáticos, a evolução de alguns parâmetros do pavimento. Esses modelos têm grande interferência das variáveis que atuam no pavimento, logo eles necessitam de uma calibração para cada estrutura estudada. O presente estudo teve como objetivo auxiliar na estruturação de um Sistema de Gerência de Pavimentos através da consolidação de dados disponibilizados por uma Concessionária administradora de uma rodovia concessionada no município do Rio de Janeiro e da realização de análises da condição estrutural do pavimento e elaboração de uma linha de tendência de comportamento do parâmetro Irregularidade Longitudinal (IRI). Através dessas análises foi possível observar os trechos mais deteriorados estruturalmente da rodovia e pôde-se chegar em equações de previsão desempenho de IRI bastante satisfatórias considerando parâmetros de aceitação estatísticos. Esses resultados podem auxiliar o tomador de decisão a melhor escolher as soluções de manutenção e reabilitação do pavimento tendo em vista os critérios que forem mais significativos para sua política. ________________________________________________________________________________ | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The agencies that manage highways, public or private, have the responsability of maintaining the road network under their responsibility in good traffic conditions and safety with cost optimization of pavement maintenanc. So that, the Pavement Management Systems (PMS) arise as a management technique that have technical decision support tools for better management of the highways extensions. For the development of an SGP the prior assembly of a reliable database is needed because all analyzes are made based on this file. Developing a Model for Performance Prediction is one of the analyzes based on that database and seeks to provide, through mathematical models, the evolution of some parameters of the pavement. These models have great interference of variables acting on the pavement, so they need a calibration for each structure studied. The present study aimed to assist in the structuring of a Pavement Management System by consolidating data provided by a manager of a highway concession in the municipality of Rio de Janeiro and conducting analyzes of the structural condition of the pavement and elaboration of a trend behavior of the parameter Longitudinal Irregularity (IRI). Through these analyzes we observed stretches more structurally damaged the highway and it was possible to get performance prediction equations IRI quite satisfactory considering parameters of statistical acceptance. These results can help the decision maker to choose the best solutions for maintenance and pavement rehabilitation in view of the criteria that are most important to your policy. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gerência de pavimento | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.title | Avaliação do desempenho do pavimento flexível de uma via do Rio de Janeiro : contribuição a um sistema de gerência de pavimentos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
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Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
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