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dc.contributor.advisorCarneiro, Luis Antônio Vieira-
dc.contributor.advisorPinto, Salomão-
dc.contributor.authorNeves Filho, Armando Siquara-
dc.date.accessioned2017-08-31T18:45:53Z-
dc.date.available2017-08-31T18:45:53Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationNEVES FILHO, Armando Siquara. Avaliação da adição de dopes no comportamento de misturas asfálticas a quente. 2006. 163p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto de Engenharia Militar, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/880-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto de Engenharia Militar, 2006.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetivou avaliar a influência da incorporação de aditivos melhoradores de adesividade comerciais (dopes) no comportamento de misturas asfálticas a quente. Para tal, desenvolveu-se um programa experimental que englobou o ensaio de 216 corpos-de-prova Marshall e de diversas amostras de ligante asfáltico. Os principais parâmetros estudados foram o tipo de agente melhorador de adesividade (quatro dopes e cal hidratada), o tipo de condicionamento (leve, moderado e severo) e a porcentagem de vazios (3% a 5% de vazios e 6% a 8% de vazios) das misturas. O comportamento das misturas asfálticas a quente foi avaliado por meio de ensaios de módulo de resiliência e de resistência à tração por compressão diametral em amostras virgens e previamente submetidas à variações do condicionamento proposto pelo método AASHTO T-283. Além disto, o grau de envelhecimento do ligante asfáltico aditivado foi investigado em termos de viscosidade absoluta e de ponto de amolecimento. Os resultados do programa experimental junto com a análise destes mostraram que alguns dos agentes utilizados proporcionaram melhoria na adesividade entre o ligante e o agregado de misturas asfálticas a quente e que o ensaio de resistência à tração por compressão diametral foi o que permitiu de maneira mais eficaz a avaliação dessa propriedade. _______________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This work aimed study the hot-mix asphalt properties change resulting from the addition of liquids antistrip agents. The experimental program comprised tests of 216 Marshall specimens and some tests on asphalt binders. The principal parameters were type of antistrip agent (four liquids and hydrated lime), type of conditioning (low severity, intermediate severity and high severity) and air voids contents (3% - 5% and 6% - 8%). The hot-mix asphalt behavior was evaluated by resilient modulus and indirect tensile strength at dry and conditioned specimens. The degree of aging on combined asphalt binder and antistrip agent was also investigated by absolute viscosity and softening point. The results of the experimental program shown that some antistrip agents performed satisfactorily and improved the adhesion between aggregate and asphalt binder. The indirect tensile strength was considered the best test to evaluate the moisture sensitivity.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectConcreto asfálticopt_BR
dc.titleAvaliação da adição de dopes no comportamento de misturas asfálticas a quentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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