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dc.contributor.advisorCampos, Vânia Barcellos Gouvêa-
dc.contributor.authorSchwolgin, Stephan Matthias-
dc.date.accessioned2017-08-31T13:20:57Z-
dc.date.available2017-08-31T13:20:57Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSCHWOLGIN, Stephan Matthias. Acessibilidade a áreas aeroportuárias. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/874-
dc.descriptionDissertação ( Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, , Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.description.abstractO transporte aéreo em termos de passageiros e movimentação de aeronaves no Brasil está crescendo a uma taxa acima da média internacional. Esse aumento de demanda gera a necessidade de melhoramento da infraestrutura aeroportuária. Na maioria dos aeroportos brasileiros, as áreas destinadas aos passageiros, assim como os pátios e pistas estão sendo ampliados. Desse modo, o sistema de acesso dos usuários, sendo parte do sistema aeroportuário, não pode ser desconsiderado, pois o transporte aéreo depende da integração com outros modos de transporte. Diante do cenário atual, esta dissertação tem como objetivo auxiliar no estudo e ampliação do sistema de acesso aeroportuário pelo modo rodoviário. Para atingir esse objetivo, o sistema de acesso com todos seus elementos, usuários e características foi analisado e uma revisão bibliográfica foi realizada, identificando-se as contribuições científicas e as melhores práticas sobre o assunto. A partir da revisão bibliográfica e com base em algumas pesquisas, foi desenvolvido um procedimento para definir as dimensões mínimas dos elementos de acesso rodoviários: vias, meio fio e estacionamento, visando atender à demanda futura de um aeroporto. O procedimento, entende-se como uma ferramenta que visa apoiar o projeto de um novo aeroporto ou a ampliação do sistema de acesso de um aeroporto existente. Para facilitar a utilização do procedimento, foi desenvolvida uma planilha de cálculo em Excel. Uma aplicação do procedimento nos aeroportos SDU (Santos Dumont), no Rio de Janeiro e VCP (Viracopos), em Campinas, foi apresentada. Nessa aplicação, foram definidas as dimensões mínimas para o acesso rodoviário para uma demanda calculada para o ano 2016. A partir dos resultados, foi possível observar a necessidade de algumas melhorias para os dois aeroportos. ____________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Brazilian air transportation in terms of passenger and flight movements is constantly growing above global average in the last decade. The increased number of traffic implies that the airport infrastructure needs to accompany the demand. The majority of the Brazilian airports are being extended. Across Brazil the airport facilities, such as terminal space, apron areas and runways are being increased. The airport access system, which is part of the integrated airport system, shall not be disregarded due to the need of intermodality in commercial aviation. This thesis has the objective to facilitate studies and to support the development of expansion measure of airport access systems. All elements, users and operational characteristics of the access system are presented. Based on a broad literature review the study presents equations for the road elements of the system and how these shall be designed in order to meet the demand properly. Based on the research, a model for the calculation of the minimum dimensions of the ground access elements was developed. The procedure may be applied on existing as on new airports. For easy usage the model was developed in a MS Excel spreadsheet. A case study of SDU (Santos Dumont Airport – Rio de Janeiro) and VCP (Viracopos International Airport - Campinas) show the minimum infrastructure requirements of the access system that need to be established in order to meet the demand in 2016. Herefore the developed model was applied and adjusted accordingly. Based on the results some improvements and extension measure were recommended.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAeroportopt_BR
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleAcessibilidade a área aeroportuáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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