Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/873
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Paulo Afonso Lopes da | - |
dc.contributor.author | Leandro, Thiago Marco | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T19:28:12Z | - |
dc.date.available | 2017-08-30T19:28:12Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | LEANDRO, Thiago Marco. Metodologia sustentável e econômica para lubrificação de frotas de ônibus. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/873 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda principalmente como é feita a gestão da lubrificação nas empresas de ônibus para transporte coletivo de passageiros no Brasil, que com o seu cenário atual apresenta muita ineficiência gerando impactos tanto econômicos como no meio ambiente. A dissertação propõe tecnologias e metodologias para uma lubrificação mais sustentável e econômica. Poucas pessoas sabem dos riscos para o meio ambiente, para a saúde humana e até para a economia do país que o gerenciamento inadequado do óleo lubrificante usado pode causar e este resíduo é classificado como perigoso no Brasil e em vários outros países. Os óleos lubrificantes usados podem ser reciclados. No processo de rerrefino são removidos os contaminantes, os produtos de degradação e os aditivos do óleo usado. Isso lhe confere as mesmas características de óleo lubrificante básico, gerando matérias primas para novas formulações. A metodologia e literatura pesquisada utilizada para o desenvolvimento deste estudo concentrou-se no tema de lubrificação das frotas de ônibus de transporte coletivo e seus impactos ambientais e econômicos. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, bibliográfica e comparativa. O trabalho pode ser definido como exploratório, pois tem como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias. Ou seja, não visa verificar teorias e sim obter maior familiaridade com as mesmas. Concluiu-se que mesmo com uma legislação ambiental abrangente e diversos tipos de tecnologias e produtos disponíveis para uma manutenção mais eficiente, as empresas de ônibus atuam de forma rudimentar no segmento de lubrificação gerando uma grande oportunidade de melhoria que é sugerida por este trabalho. ______________________________________________________________________ | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present work tackle principally how is made the management of lubrication in the bus companies for collective transport of passengers in Brazil, with your actual scenery present a lot of inefficiency producing impacts as much economics as environment. The dissertation proposes technologies and methodologies to lubrication more maintainable and economic. Few people knows of the risks to the environment, human health and even the country’s economy that inappropriate management of used lubricants can cause and this residue is classified as dangerous in Brazil and in several other countries. Used lubricants oil can be recycled. In the process of re-refining contaminants are removed, degradation products and additives of the used oil. This gives you the same basic lubricating oil characteristics, generating raw materials for new formulations. The methodology and literature used for the development of this study concentrated on the theme of lubricating of collective transport bus fleets and their environmental and economic impacts. This research is characterized as exploratory and comparative literature. The work can be defined as exploratory, since it is main purpose is to develop, clarify and modify concepts and ideas. In other words, is not intended to verify theories and instead get more familiar with them. It was concluded that even with a comprehensive environmental legislation and various technologies and products available to more efficient maintenance, bus companies operate in rudimentary form in the lubrication segment generating a great opportunity for improvement that is suggested by this work. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Óleo lubrificante | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.title | Metodologia sustentável e econômica para lubrificação de frotas de ônibus | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluílo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do(s) autor(es) e do(s) orientador(es). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thiago Marco Leandro .pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.