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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim, José Carlos Cesar-
dc.contributor.advisorReis, Marcelo de Miranda-
dc.contributor.authorSouza, Victor Fernandes de-
dc.date.accessioned2017-08-30T17:36:35Z-
dc.date.available2017-08-30T17:36:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUZA, Victor Fernandes de. Modelagem numérica da hidrodinâmica e do transporte de sedimentos no Porto do Rio de Janeiro. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia – Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/871-
dc.descriptionDissertação ( Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.description.abstractCom o desenvolvimento do comércio exterior e a necessidade de abrigar navios com maiores calados, o estudo de assoreamento em portos brasileiros tem se mostrado de extrema importância. Entre os principais portos do Brasil encontra-se o do Rio de Janeiro, com posição estratégica para o transporte aquaviário de cargas e localizado em uma cidade com visibilidade internacional pelo turismo e por eventos 11 esportivos internacionais que ocorrerão nos próximos anos. O objetivo deste trabalho é realizar o estudo hidrodinâmico e do transporte de sedimentos na região do porto do Rio de Janeiro, utilizando o software MIKE 21, do DHI. Dessa forma, foi realizado um estudo hidrodinâmico da Baía de Guanabara, verificando as correntes de maré geradas na região do Porto do Rio de Janeiro, e principalmente na foz do Canal do Mangue, incluindo as contribuições dos rios que deságuam na Baía de Guanabara. O transporte de sedimentos foi modelado de forma desacoplada, através do módulo do transporte de sedimentos não coesivos do software MIKE 21, utilizando os resultados do modelo hidrodinâmico como base e como condição de contorno os valores de sedimentos totais em suspensão, oriundos do Canal do Mangue, obtidos através de uma regressão. Os resultados de deposição de sedimentos foram comparados com trabalhos sobre assoreamento na Baía de Guanabara e com medições recentes na região do porto, o que possibilitou a validação dos resultados._________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: With the development of foreign trade and the need to accommodate ships with bigger drafts, the study of sedimentation in Brazilian ports has proved extremely important. Among the main ports in Brazil is that of Rio de Janeiro, with a strategic position for the water transportation of cargo and located in a city with international visibility through tourism and international sporting events that will occur in the coming years. The aim of this work is the study of the hydrodynamic and sediment transport in the harbor area of Rio de Janeiro, using the software MIKE 21 by DHI. Thus, a study was conducted hydrodynamic Guanabara Bay, checking the tidal currents generated in the region of the Port of Rio de Janeiro, and especially at the mouth of the Canal do Mangue, including contributions from rivers that empty into the Guanabara Bay. The sediment transport model was modeled in decoupled form, using the results of the hydrodynamic model as the basis and boundary condition values of total suspended sediments, derived from the Canal do Mangue, obtained through a regression. The results of sediment deposition were compared with studies on sedimentation in the Guanabara Bay and recent measurements in the harbor area, which allowed the validation of the results.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstrutura portuáriapt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleModelagem numérica da hidrodinâmica e do transporte de sedimentos no Porto do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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