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dc.contributor.advisorAmorim, José Carlos César-
dc.contributor.advisorMarques, Maria Esther S.-
dc.contributor.authorMonteiro, Analucia Meyrelles-
dc.date.accessioned2017-08-30T14:19:14Z-
dc.date.available2017-08-30T14:19:14Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Analucia Meyrelles.Estudo das técnicas de disposição de sedimentos contaminados de dragagem 2010.138 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/866-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.description.abstractA dragagem é uma atividade importante para o sistema aquaviário, visa garantir a profundidade dos canais e vias de acesso, tanto para permitir e garantir a navegabilidade das embarcações, quanto para revitalizar e melhorar a qualidade ambiental dos corpos hídricos. Nas regiões contaminadas, o material dragado deverá ser avaliado para a melhor destinação, com menores custos e impactos ao meio ambiente, sendo necessário o desenvolvimento e adaptação de tecnologias e procedimentos para a realização da atividade. Este trabalho visa contribuir para a utilização de uma tecnologia inovadora em confinamento de material dragado contaminado em tubos geotêxteis, comparando com as técnicas disponíveis e mais utilizadas no mercado. Para ilustrar a utilização da técnica de confinamento em geotêxteis são descritas as etapas da obra de dragagem do Canal do Fundão, sendo a maior dragagem de rio em operação no mundo e pioneira na utilização dos geotêxteis para este fim, apresentando os benefícios e dificuldades associadas à operação e os resultados dos parâmetros ambientais necessários para a adequabilidade da técnica aos padrões ambientais exigidos no Brasil. _______________________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The dredging is an important activity for the system of maritime transport, aims at to guarantee the depth of the canals and ways of access, as much to allow and to guarantee the navigability of the boats, as to revitalize and to improve the environmental quality of the bodies of water. In the contaminated regions, the dragged material will have to be evaluated for the best destination, with lesser costs and impacts to the environment, being necessary the development and adaptation of technologies and procedures for the accomplishment of the activity. This work aims at to contribute for the use of an innovative technology in confinement of material dragged contaminated in geotextil pipes, comparing with the used available techniques and more in the market. To illustrate the use of the technique of confinement in geotextil the stages of the workmanship of dredging of the Canal of the Fundão are described, being the biggest dredging of river in operation in the world and pioneer in the use of the geotextil for this end, presenting the benefits and difficulties associates to the operation and the results of the necessary ambient parameters for the adequateness of the technique to the demanded ambient standards in Brazil.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectGeotêxtilpt_BR
dc.subjectDragagempt_BR
dc.titleEstudo das técnicas de disposição de sedimentos contaminados de dragagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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