Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Edson Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-07-31T12:45:17Z-
dc.date.available2017-07-31T12:45:17Z-
dc.date.issued2014-10-
dc.identifier.citationLOPES, Edson Gonçalves. Conexão entre estratégia e conhecimento na criação de valor adicional para stakeholders expressivos : uma nova forma de organizar os contextos capacitantes. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 11., 2014. Artigos... Resende, RJ: SEGETEC, 2014. Disponível em:<http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/23920212.pdf> Acesso em 31 jul. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/806-
dc.description.abstractEste estudo visa propor uma nova lógica da conexão entre estratégia e conhecimento, a partir do reconhecimento da existência de excedentes cognitivos nas organizações que podem ser mobilizados como recursos distintivos para obtenção de vantagens competitivas. A partir da apresentação da discussão teórica sobre a organização dos contextos capacitantes com base nos excedentes cognitivos não identificados ou mobilizados nas metodologias estratégicas convencionais, foram realizadas entrevistas com especialistas para validar a existência e o potencial de aproveitamento dos excedentes cognitivos para seus stakeholders expressivos. Os resultados permitiram ampliar a compreensão sobre: como organizações lidam com os excedentes cognitivos; as principais barreiras à evidenciação, mobilização e utilização desses excedentes; o que rege a criação dos atuais contextos capacitantes; a existência ou não de espaços de interação construídos intencionalmente pelas organizações; as atitudes dos integrantes das organizações em relação aos excedentes cognitivos; e a percepção dos benefícios que os excedentes cognitivos podem trazer para os stakeholders expressivos da organização. A nova lógica proposta considera que o reconhecimento dos contextos capacitantes e a consequente decisão em criá-los, estruturá-los e institucionalizá-los, não se restringem ao viés de uma rigidez estratégica típica da Estratégia Tradicional, mas visam, também, oferecer aos integrantes das organizações ambientes de interações propícios, criados sob uma nova Lógica Emergente, onde as normas sociais contemplem as culturas da participação, da abundância e da generosidade, e onde tais contextos induzam à evidenciação, à mobilização e ao uso dos excedentes cognitivos. Essa nova postura poderá alavancar a criação do conhecimento organizacional, proporcionar maiores níveis de autonomia e de realização e induzir ações estratégicas que permitam as organizações gerar valor adicional e atuar com mais agilidade nas arenaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Educacional Dom Boscopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectExcedente cognitivopt_BR
dc.subjectGeração de valorpt_BR
dc.titleConexão entre estratégia e conhecimento na criação de valor adicional para stakeholders expressivos : uma nova forma de organizar os contextos capacitantespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: ARTIGOS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEGeT.pdf470,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.