Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/1104
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sales, Júlio César de | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Juliano Dill de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T14:32:55Z | - |
dc.date.available | 2018-04-03T14:32:55Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Juliano Dill de Almeida. A simulação virtual nas instruções de regras de engajamento para a preparação das operações de garantia da lei e da ordem : uma avaliação da ferramenta de aprendizado no ambiente real. 175 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência Militares) - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/1104 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado em Ciência Militares) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Mestre. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como foco identificar os parâmetros que devem ser observados no emprego da simulação virtual nas instruções de Regras de Engajamento (RE). As RE são preceitos firmados com o propósito de regular o uso do armamento e o emprego da força letal ou menos letal, dentro de critérios jurídicos preestabelecidos. Essas Regras devem, ainda, levar em consideração a observância dos princípios da proporcionalidade, razoabilidade e legalidade e sua capacitação prevê o treinamento de inúmeras condutas, visando enfrentar as diversas situações de proteção aos cidadãos e aos bens patrimoniais, sob ameaça. Assim, esta pesquisa mostrará que os simuladores virtuais surgiram como uma das possíveis ferramentas de instrução militar que podem ser empregadas, no adestramento dos militares do Exército Brasileiro, podendo com êxito desenvolver perícias e habilidades necessárias ao adestramento em Regras de Engajamento. Para o desenvolvimento dessa investigação, utilizaram-se como ferramentas questões de estudo, cujas respostas solucionaram o problema apresentado e alimentarão debates que possam surgir no futuro, acerca desse tema. Na pesquisa de campo, foram entrevistados oficiais instrutores do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) que preparam os contingentes brasileiros para as missões de Paz, na matéria Regras de Engajamento e engenheiros do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) que atuam no Grupo Especial de Simuladores, responsável pelo desenvolvimento da simulação virtual para o emprego na Força Terrestre. Além disso, foi realizado um questionário com oficias que comandaram pelotões e ou subunidades na Missão de Paz do Haiti e que realizaram sua preparação com o emprego do simulador virtual de Regras de Engajamento. Ao final, após definir os parâmetros e comprovar os benefícios desse tipo de treinamento foi elaborada uma sugestão de Caderno de Instrução que sintetiza a pesquisa e sugere como a simulação deve ser empregada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Simulação virtual | pt_BR |
dc.subject | Regras de engajamento | pt_BR |
dc.subject | Garantia da Lei e da Ordem (GLO) | pt_BR |
dc.title | A simulação virtual nas instruções de regras de engajamento para a preparação das operações de garantia da lei e da ordem : uma avaliação da ferramenta de aprendizado no ambiente real | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mest_Juliano_Esao.pdf | 3,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.